Vem aí o Parque Agroecológico da vila de Celorico da Beira
O município de Celorico da Beira tem em execução o Parque Agroecológico da vila que vai permitir a revitalização e dinamização da malha urbana, apostando numa conjugação entre a preservação do passado e as suas tradições e a resposta às exigências do futuro por forma a garantir a sustentabilidade ambiental.
Na sua essência, um Parque Agroecológico caracteriza-se como um espaço de promoção de produção agrícola verde, livre de agrotóxicos, fomentador da sustentabilidade do planeta.
Neste âmbito, o projeto em curso no centro da vila de Celorico, representa, por um lado, uma solução de limpeza, embelezamento e requalificação da urbe e do seu edificado e, por outro, a oferta de um espaço público de manutenção e preservação de tradição agrícola, bem como, um sítio de socialização e lazer destinado a todas faixas etárias da população residente e visitantes.
Assim, este novo espaço público recreativo e pedagógico ambiental vai criar hortas pedagógicas/comunitárias, garantir uma estrutura vegetal qualificada e sustentável, que protege os ecossistemas e adaptada às condições naturais e alterações climáticas, com predominância de árvores autóctones, além de conceber espaços como a Casa Terra destinados a workshops e comercialização de produtos agrícolas locais. No que respeita à vertente recreativa, com este projeto os celoricenses vão ter à disposição um novo espaço público de socialização e convívio onde vão poder desfrutar de uma Piscina exterior, com acessos fáceis, apoiada com um bar, balneários e uma área de estar, além de diversas zonas para eventos.
O Parque Agroecológico de Celorico da Beira tem uma área de 6,4 ha, distribuída por 3 parcelas, devidamente limitadas e fisicamente separadas pela Rua do Serrado e pela N102. Conta com 38 lugares de estacionamento, incluindo 2 para mobilidade reduzida, infraestruras de apoio às zonas de cultivo, resultantes da requalificação de edificado em ruinas, bar, cafetaria, WC e zonas de clareiras para uso recreativo. Será também dotado com mobiliário urbano e iluminação funcional e eficiente energeticamente.
Este novo espaço público objetiva, acima de tudo, promover a biodiversidade, mitigar os impactos cada vez maiores e mais frequentes das alterações climáticas, através da combinação das funções produtivas e a proteção ambiental; afirmar e valorizar o carácter local dos produtos, enquanto garantes da identidade e incitadores do desenvolvimento socioeconómico do concelho; estimular a sustentabilidade ambiental, a eficiência energética e impulsionar a socialização e o convívio entre os celoricenses.