Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Vinhos & Petiscos com produtos do Sabugal

‘SmartFarmer’ assinala o outono em Lisboa com vinhos, petiscos e mostras de produtos regionais.

A chegada do Outono marca o arranque de uma nova iniciativa na capital: o lançamento de um ciclo de eventos mensais com provas de vinhos, petiscos e degustação de produtos regionais.

Trata-se de uma iniciativa promovida no âmbito da dinamização do marketplace smartfarmer.pt, um negócio social da ONG Oikos – Cooperação e Desenvolvimento, que tem como principal missão apoiar pequenos e médios produtores agroalimentares, alavancando as suas vendas através de uma plataforma online e criando relações de proximidade e transparência entre estes e os consumidores.

 

Vinhos & Petiscos para celebrar as vindimas

Com o mote “celebrar as vindimas” terá lugar no dia 30 de Setembro entre as 17h30 e as 21h00 na Casa do Concelho do Sabugal, o primeiro de um ciclo de encontros enogastronómicos propostos para uma localização de excelência no centro de Lisboa em plena Avenida Almirante Reis.

Enchidos e queijos regionais, cebolas roxas ao vinho tinto e peras bêbedas são algumas das várias iguarias que compõem o menu a degustar. Para harmonizar, Vinhos da Beira Interior, estando já confirmada a presença da Quinta dos Termos, um nome reconhecido nacional e internacionalmente que é uma referência entre os produtores da região. O evento contará também com a presença da Mestre Henriques, uma empresa familiar de produção de enchidos e de salsicharia de Rio Maior que, tendo em conta que o menu será uma celebração das vindimas, irá apresentar dois produtos que têm vinho na sua composição: o Chouriço Extra Vinho e o Chouriço Vinha D´Alho, ambos fumados a lenha de azinho.

Será ainda preparada um ‘Sopa das Vindimas’ com enchidos da Salsicharia Rebolosa, um dos produtores em destaque na reportagem da SIC sobre a plataforma SmartFarmer realizada em 2020. Veja a reportagem aqui: https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2020-05-04-Plataforma-ajuda-produtores-locais-a-chegarem-diretamente-aos-consumidores

Para acrescentar o ‘saber’ ao comer e beber, será promovido entre os participantes no evento um concurso com perguntas de escolha múltipla – a lembrar alguns concursos de televisão – onde mais do que colocar à prova os conhecimentos do público, pretende-se estimular o debate sobre o mundo rural e os produtos agroalimentares num ambiente informal, de partilha de conhecimentos e convívio.

Este evento, que resulta de uma parceria com a Casa do Concelho do Sabugal, será o primeiro de uma série de eventos de provas de produtos agroalimentares regionais que serão sempre realizados na última quinta-feira de cada mês, à exceção do mês de Dezembro em que a data será adiantada devido à época de natal.