Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

𝗩𝗼𝘂𝘇𝗲𝗹𝗮 𝘃𝗮𝗶 𝘁𝗲𝗿 𝘂𝗺𝗮 𝗶𝗻𝗰𝘂𝗯𝗮𝗱𝗼𝗿𝗮 𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗼𝗷𝗲𝘁𝗼𝘀 𝗴𝗮𝘀𝘁𝗿𝗼𝗻ó𝗺𝗶𝗰𝗼𝘀


Vouzela FoodLab é o nome da incubadora de projetos empresariais ligados à promoção da gastronomia e dos produtos locais, que a Câmara Municipal de Vouzela apresentou, ontem, em sessão pública.

“O nosso concelho tem um património único de recursos endógenos e tradições gastronómicas que representam uma oportunidade de crescimento e inovação. Queremos que esta incubadora seja um passo decisivo para fortalecer o ecossistema local, apoiando os nossos empreendedores e promovendo a criação de valor através da autenticidade dos nossos produtos e da ligação à nossa terra”, referiu na sessão Carlos Oliveira, Presidente da Câmara Municipal.

Para o autarca este é também mais um projeto alinhado com a estratégia de sustentabilidade do território, na medida em que valoriza os recursos endógenos, a identidade e as tradições do concelho.

Do plano de atividades do projeto consta:
um programa de aceleração destinado a empreendedores, startups, microempresas e PME’s do setor gastronómico, que utilizem ou se comprometam a vir a utilizar recursos endógenos do concelho de Vouzela nas suas atividades. Entre eles estão a vitela de Lafões, frutos vermelhos, mel, azeite, maçã, vinhos de Lafões e a doçaria local. O vencedor terá um prémio monetário no valor de 5 mil euros, oferecido pela Casa Mendes Gonçalves, uma prestação de serviços de consultoria, no valor de mais 5 mil euros, e um ano de incubação gratuita no Vouzela FoodLab.

uma oficina gastronómica, no dia 9 de novembro, com a Tia Cátia

uma oficina gastronómica, no dia 14 de dezembro, com Joana Barrios.

O Vouzela FoodLab, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, irá ser instalado no Centro Coordenador de Transportes, que será alvo de obras de adaptação.