Comunicado do PSD da Guarda
Recebemos do PSD DISTRITAL DA GUARDA,o seguinte comunicado:
“(Sobre a recomendação que cinco deputados do PS, entre eles, Ana Mendes Godinho, entregaram na AR um projeto de resolução para que o Ministro das Infraestruturas assuma como prioridade a concretização do Porto Seco na Guarda)
Factos são factos:
Entre a criação do Regime dos Portos Secos, em abril de 2019, e a criação do primeiro Porto Seco do país, da Guarda, em março de 2022, decorreram praticamente três anos, sempre durante a vigência de Governos PS (António Costa foi reeleito a 6 de outubro de 2019 e a 20 de janeiro de 2022).
A deputada do PS, Ana Mendes Godinho, uma das autoras do projeto de resolução, foi Ministra do Trabalho durante este período, integrando assim o Governo socialista entre 2019 e 2024.
Isabel Ferreira, outra das autoras deste diploma, também desempenhou funções nos dois governos socialistas, com funções específicas de valorização e desenvolvimento do interior (foi Secretária de Estado da Valorização do Interior do XXII Governo Constitucional e Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional do XXIII Governo Constitucional).
Ana Abrunhosa, atual deputada do PS, foi Ministra da Coesão Territorial também durante os dois Governos do PS e, antes, entre 2014 e 2019, foi presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).
‼️ É caso para perguntar, o que fizeram durante todos estes anos pela Guarda???
Mas, prosseguimos na análise (diferentes fontes da comunicação social:
Em março de 2021, Ana Abrunhosa afirmava que o projeto de criação de um Porto Seco na Guarda “será uma âncora fulcral” para a cidade e para a região.
Em março de 2022, as Ministras Ana Abrunhosa e Ana Mendes Godinho visitaram o local onde será instalado o futuro Porto Seco na Guarda. Nessa ocasião, Ana Mendes Godinho afirmou que “é um projeto histórico e da maior importância não só para a Guarda, mas para todo o país”.
‼️Entretanto, foram governantes durante mais dois anos. E o que é que fizeram???
Em maio de 2023, o autarca da Guarda recebeu o então Ministro das Infraestruturas, João Galamba, numa reunião que contou com a então Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira (também autora deste projeto), e da qual saiu “a garantia do governo de que o Porto Seco iniciará em breve a sua instalação provisória junto à Plataforma Rodoferroviária da Guarda”.
As ex-ministras e a ex-secretária de estado socialistas falaram muito, mas pouco fizeram, a não ser anúncios, fotografias e visitas sorridentes. E agora, como se não tivessem tido qualquer intervenção ou responsabilidade em todo este projeto, vêm reclamar do Governo AD, com seis meses, aquilo que não conseguiram fazer em duas legislaturas.
Tudo se resume a duas palavras: hipocrisia política”!