Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

22ª sessão do Clube de Leitura do Sabugal

No dia 28 de março, o Município do Sabugal e o Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta quiseram celebrar a primavera com um Chá Literário dedicado à poesia.

Mantendo o objetivo de dar voz às gentes do concelho, foi convidada para esta 22ª sessão do Clube de Leitura do Sabugal a professora do Ensino Básico Nélia Carrilho, que nasceu no Soito e estudou no Colégio do Sabugal.

Criadora apaixonada de versos nas horas vagas, lançou o livro de poesia ‘Para ti’, em 2017 e escreveu ‘Encontro com o Poder da Mente’, livro distribuído exclusivamente em palestras e conferências.

A autora define a poesia como a “escrita da alma” e atribui-lhe um poder terapêutico, que explana o lema da sua missão: semear mentes, para curar corações.

Durante 1h30, Nélia Carrilho desmistificou a ideia de que a poesia é um género literário necessariamente douto ou seletivo. Pelo contrário, procurou demonstrar que a poesia é uma arte democrática, que pode ser produzida por qualquer pessoa, independentemente da sua formação, idade ou vocação para a escrita. De facto, cada um de nós tem um grande potencial criativo, que muitas vezes não é explorado. A poesia não requer obrigatoriamente o domínio de técnicas literárias elaboradas ou o uso de palavras eruditas. Se, na verdade, todos temos um pouco de poeta dentro de nós, e não existe regra absoluta que se sobreponha à nossa criatividade, basta expressar essa habilidade cumprindo alguns preceitos, seguindo a nossa intuição e dando azo à nossa imaginação.

Foi desta forma que Nélia Carrilho pôs os participantes do Clube de Leitura a escrever umas quadras, num trabalho coletivo de busca de temas, associação de palavras, criação de rimas, etc.

Assim, foi produzido um poema sobre a primavera e, de seguida, foi composto um acróstico sobre o mesmo tema. Inspirados pela temática e contagiados pelo entusiasmo coletivo, todos participaram ativamente na composição das quadras. Foram lidos, ainda, alguns poemas da autoria de Nélia Carrilho, mas também poemas produzidos pelos participantes versados na prática da escrita poética.

Este encontro, que encerrou com um chá convívio, foi muito aplaudido pelos participantes, que solicitaram à convidada a dinamização de novos ateliers de leitura e escrita de poesia.