
PS exige ao Governo o calendário para reabertura da Linha da Beira Alta
A deputada do PS pelo círculo da Guarda, Aida Carvalho, apresentou hoje uma interpelação ao ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, exigindo esclarecimentos sobre o cronograma para a reabertura integral da Linha da Beira Alta.
No requerimento, subscrito ainda pelos deputados José Carlos Barbosa, Frederico Francisco, André Pinotes Batista, Hugo Oliveira, Humberto Brito, Marina Gonçalves e Pedro Coimbra, questiona‑se o “calendário oficial e atualizado” da conclusão das obras no eixo ferroviário que liga Pampilhosa a Vilar Formoso.
Recorda‑se que em dezembro de 2024 o ministro afirmara que o corredor seria totalmente reaberto no primeiro trimestre de 2025, promessa que até ao momento não se concretizou.
A parlamentar do PS questiona também os motivos dos atrasos, nomeadamente no troço entre Mangualde e Pampilhosa, e quer saber se a linha estará preparada tecnicamente para assegurar o transporte internacional de mercadorias, garantindo ainda um serviço de passageiros “ambicioso, ajustado às necessidades reais da região” com maior frequência e qualidade.
Aida Carvalho salientou ainda a importância de preservar uma ligação ferroviária direta entre Lisboa e Porto pelas Beiras, reforçando a inclusão das cidades do interior historicamente menos servidas.
Com cerca de 193 km, entre Pampilhosa e Vilar Formoso, a modernização desta linha – integrada no Corredor Internacional Norte – envolve um investimento aproximado de 500 milhões de euros e inclui renovação total da via, eliminação de passagens de nível, reabilitação de estações, variantes e sinalização de última geração. Destaca‑se ainda a construção da Concordância da Mealhada, destinada a encurtar o trajeto entre Lisboa e Porto.
A circulação permanece suspensa desde abril de 2022, sendo que já foram retomados os troços Mangualde–Celorico da Beira, Celorico da Beira–Guarda e Guarda–Vilar Formoso.