3ª Edição da Feira Renascentista Terras de Algodres
No dia 25 e 26 de maio realizou-se mais uma edição da Feira Renascentista Terras de Algodres.
A 3ª Edição deste evento que mistura a História local com a cultura popular e muita animação e gastronomia foi mais uma vez um sucesso.
O tema desta edição foi a atribuição da confirmação do Foral dado por D. Dinis a Algodres em 1311 por D. Manuel em 1514.
A hoje Freguesia de Algodres foi outrora Vila e Sede de um enormíssimo Concelho que se pensa ter surgido ainda dentro do Condado Portucalense, conserva ainda hoje em dia, muitos vestígios dessas épocas medievalescas, como, o Pelourinho de Gaiola do século XVI ou a Igreja Matriz de Santa Maria Maior com vestígios do século XII até ao século XVIII, até há Igreja da Irmandade Misericórdia de Algodres do século XVIII, locais onde o Evento “Feira Renascentista Terras de Algodres” se concentra, entre muitos outros espalhados por esta antiga Vila.
A Feira contou mais uma vez com a Associação Velha Lamparina e o TAFA Grupo de Teatro Amador de Fornos de Algodres ao leme de toda a animação de rua e de exposição e recriação ao vivo de ofícios, com muitas novidades há mistura como já nos habituaram. De entre todos os momentos de animação de rua, destacamos os Cortejos / Desfiles, a Luta pela Espada e o Espetáculo de Fogo, momentos sempre muito aguardados pelos visitantes.
O espetáculo Musical ficou este ano ao cargo dos “Albaluna” que deram um magnifico concerto terminando o dia de sábado em grande performance e deixando os visitantes a pedir por mais e a regressarem no próximo dia para mais momentos.
No domingo destacamos a abertura ficou ao cargo dos “Serrabecos” com a musica de rua e o lendário medieval em destaque e o concerto do grupo “Ningue Ningue” com o projeto “De Boca em Boca” onde o cancioneiro local e regional foi o convidado especial para terminar o evento em grande evidência.
Este ano o evento contou com cerca de 35 expositores na parte de mercado com uma seleção cuidada tornando o mercado numa área agradável aos visitantes e aos próprios comerciantes, com uma adesão em grande número do comercio local, criando entre eles amizades e um espírito de confiança que transcende o próprio evento e que cria uma aura muito própria que faz desta Feira um evento muito querido e especial para todos aqueles que o visitam e que expõem nele sempre dizendo que querem regressar, o meu enormíssimo obrigado a todos sem exceção.
Finalizo com o convite para nos visitarem na próxima edição que irá ocorrer nos dias 24 e 25 de maio de 2025.
Bruno Miguel Rebelo