44ª Feira do Queijo anima Celorico da Beira em fevereiro
Está de volta a Feira do Queijo a Celorico da Beira, que já vai para a sua 44ª edição! Uma homenagem que o município faz a este que é considerado uma das sete maravilhadas da gastronomia nacional, “um verdadeiro manjar dos deuses” que atrai milhares de pessoas ao concelho no mês de fevereiro. Este ano acontece entre 10 e 12 de fevereiro.
Celorico da Beira, a Capital do Queijo Serra da Estrela, organiza anualmente este evento para “defender, valorizar, promover e divulgar o território e as enormes potencialidades e, em especial, a excelência deste produto endógeno”, um produto que é um verdadeiro embaixador da Serra da Estrela no país e no mundo, sendo por isso mesmo considerado um cartão de visita do concelho e tendo ainda uma enorme importância e peso na economia local. Para o município de Celorico da Beira, esta é também uma forma de “homenagear os artífices destas obras de arte da gastronomia serrana”.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai marcar presença, assim como alguns membros do Governo. Este ano o evento irá decorrer num espaço maior que anteriormente e que foi melhorado, no Mercado Municipal e na sua área envolvente. No total vão estar 150 expositores no espaço, com uma ampla gama de produtos de oferta e que primam pela qualidade e pelo facto de serem locais, com o queijo a ser o ex-libris deste evento.
A programação será vasta e variada e para todos os gostos, com Quim Barreiros e The Gift a serem os grandes cabeças de cartaz do evento. Para além disso e de muita outra música, irá existir ainda: animação de rua, mostras de artesanato, produtos locais, showcookings, degustações de queijo e vinho, oficinas de sabores, atividades lúdico-desportivas, almoço convívio e ainda a transmissão em direto do programa “Somos Portugal” da TVI. Assim como na última edição, repete-se também a Rota do Queijo, uma aventura gastronómica para realizar a pé ou de bicicleta, percursos que são entreocortados com pequenas degustações e que permitirão promover o território e o seu património aos desportistas participantes.