Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Não sabe o que ler? A RIBBSE sugere “Racismo no País dos brancos costumes”


“Racismo no País dos brancos costumes” é um livro de história, escrito por Joana Gorjão Henriques, galardoada jornalista portuguesa.

Depois de muitos anos na cultura, desde 2012 que se dedica à cobertura de temas ligados aos direitos humanos, nomeadamente racismo e pós-colonialismo português.
(Sugestão de Leitura da Biblioteca Municipal da Covilhã)

Histórias reais do Portugal Racista que ainda vive no mito do não-racismo.

Um homem quer alugar uma casa, mas assim que diz o seu nome africano deixa de receber respostas. Uma avó da Cova da Moura é atirada ao chão por um polícia quando pergunta pelo neto. Uma mulher negra com formação superior vai ao hospital e perguntam-lhe se sabe ler as placas informativas. Por causa da cor da pele. Tudo isto acontece em Portugal, a portugueses negros, e é contado na primeira pessoa no livro No País dos Brancos Costumes, que dá continuidade à investigação de Racismo em Português. Assim se completa o retrato de um país que em 1982 deixou de atribuir a nacionalidade portuguesa aos filhos de imigrantes nascidos em Portugal, e onde ainda há quem encontre listas de escravos (com os respetivos preços) nos baús dos avós, entre outros brandos – brancos – costumes.