Feira Farta está de volta para mostrar as potencialidades do concelho da Guarda
Esta segunda-feira, foi anunciada a realização da Feira Farta na cidade da Guarda depois de dois anos de interregno devido à pandemia.
Nos dias 10 e 11 de setembro, o Largo do Mercado Municipal da Guarda, vai ser montra do que de melhor se produz no território.
Nesta 6ª edição, durante dois dias, “são esperados mais de 200 produtores vindos das 43 freguesias do concelho da Guarda, expondo mais de 400 produtos endógenos e com seis bairros e a Associação Acriguarda a apresentarem petiscos e pratos da região com destaque para a carne de vitela jarmelista, raça autócne”.
De acordo com a organização, no certame marcarão presença produtos como o cobertor de papa, hortícolas, frutas da época, mel e azeite, licores e doces, entre outros.
Para Sérgio Costa, presidente da câmara da Guarda, “este é um certame que mostra a autenticidade e a diversidade que existe no concelho e por isso é também uma montra privilegiada dos nossos produtos”.
A ideia é regressar ao passado e reviver um pouco das profissões que eram presença habitual nas feiras e aldeias, como o Engraxador de Sapatos, o Amola Tesouras, o ferreiro, o barbeiro, a vendedora de tremoços que, atualmente são raras.
O certame conta com um programa diversificado, com a participação das associações culturais e grupos do Projeto de Cultura em rede do município, que garantem a animação. A feira vai ter dois concertos, no sábado, às 22h00, sobem ao Palco os Gipsy Kings (by Diego Baliardo) seguidos do DJ Vacaciones à meia-noite e no Domingo, às 18h00, é a vez do guardense Luís Filipe Reis. O certame conta ainda com o Espaço Criança, onde serão dinamizadas ações lúdico pedagógicas e que terá o apoio do La Vie.
Sérgio Costa referiu que, após a pandemia por covid-19, a guerra na Ucrânia e os incêndios florestais dos últimos dias, a iniciativa é “a forma de conseguirmos virar a página e mostrar o que temos de melhor”.
O investimento na Feira Farta deste ano aproxima-se dos 200 mil euros. “É um investimento nas nossas gentes, nas nossas tradições, nos nossos produtos”, disse.
Na apresentação da Feira Farta marcou presença o Grupo de Cantares d’Arrifana.