
Projeto ibérico alia a mobilidade elétrica ao turismo em sete áreas naturais
O projeto ibérico, denominado MOVELETUR – Turismo Sustentável e Mobilidade Elétrica em Espaços Naturais, pretende ligar áreas naturais das zonas raianas de Portugal e Espanha e inclui a aquisição de nove veículos e 91 bicicletas elétricas, além da instalação de 25 postos de carregamentos.
A promoção do turismo sustentável através da mobilidade elétrica é o desafio deste projeto ibérico que está a ser implementado em sete áreas naturais de Portugal e de Espanha, com a participação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
O projeto MOVELETUR – Turismo Sustentável e Mobilidade Elétrica em Espaços Naturais tem como principal objetivo ligar áreas naturais das zonas raianas dos dois países e inclui, no total, de ambos os lados da fronteira, a aquisição de nove veículos e 91 bicicletas elétricas,além da instalação de 25 postos de carregamento e do desenvolvimento de uma plataforma de monitorização e reserva de veículos elétricos.
Desenvolvido no âmbito do Programa de Cooperação INTERREG VA Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, o projeto tem um orçamento de 909 mil euros, cofinanciado em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). A instituição de ensino superior está a trabalhar, essencialmente, a mobilidade dentro da área natural da serra da Malcata, que envolve os municípios de Penamacor, no distrito de Castelo Branco, e do Sabugal, no distrito da Guarda. Contudo, o IPCB acabou por ir um pouco mais longe e estender a sua intervenção até Almeida, por uma questão de facilidade de ligação às áreas naturais espanholas envolvidas na iniciativa.