
Ricardo Gonçalves sucede a Álvaro Amaro na liderança do Conselho Geral da ANMP
O presidente da Câmara de Santarém é o sucessor de Álvaro Amaro na liderança do Conselho Geral da Associação Nacional de Municípios (ANMP). Ricardo Gonçalves tomou posse esta terça-feira como presidente.
O autarca de Santarém sucede no cargo ao também social-democrata Álvaro Amaro, que abandonou a presidência da Câmara Municipal da Guarda para integrar a lista de candidatos do PSD ao Parlamento Europeu, cujas eleições estão agendadas para 26 de maio.
Ricardo Gonçalves, que já era um dos cinco vice-presidentes da ANMP, “foi sugerido” para a liderança do Conselho Geral (CG) pelo PSD, mantendo-se, assim, nos órgãos dirigentes da entidade representativa dos municípios, “o equilíbrio que é uso e costume da boa tradição na casa comum do poder local democrático”, sublinhou Manuel Machado, presidente da Associação, à margem da reunião do CG, que decorreu esta terça-feira na sede da Associação, em Coimbra.
Esse equilíbrio — resultante do entendimento entre os autarcas sobre a “estrutura de organização” da ANMP, atribuindo ao partido mais votado, nas respetivas eleições locais, a presidência da Associação (Conselho Diretivo) e ao segundo partido mais representado a liderança do CG — “evita algumas querelas inúteis”, sustentou Manuel Machado.