![](https://maisbeiras.sapo.pt/wp-content/uploads/2023/01/boom-festival-comeca-hoje.webp)
Idanha-a-Nova: Boom Festival volta a receber prémio internacional
Pela oitava edição consecutiva, o festival Boom Festival que traz milhares de pessoas a Idanha-a-Nova venceu o prémio “Greener Festival Award”, que premeia eventos a nível internacional que se destacam na indústria pelas suas práticas de sustentabilidade.
A organização do festival revelou a boa notícia referindo que o prémio se deve ao facto de o festival ter apostado na sua última edição (22-29 de julho de 2022) em “ações significativas para reduzir o desperdício, reduzir as emissões de gases com efeito estufa e ainda que envolve com sucesso os participantes (boomers) nestes objetivos que protegem o planeta”. Uma equipa destes prémios esteve mesmo presente no evento para auditar e classificar as suas práticas de sustentabilidade.
Recordar que o evento reuniu no total 40.751 pessoas durante toda a semana, batendo recorde de participação anualmente. Um dos destaques desta política de sustentabilidade está na forma de transporte para chegar ao festival, os Boom bus, tendo sido utilizados 177 destes nesse período. Além disso o festival teve quase 500 divisórias de reciclagem, 238 contentores de resíduos sólidos urbanos e seis contentores de 30 metros cúbicos. Existiram sempre carros a recolher resíduos e recicláveis ao longo do evento e ainda uma equipa de limpeza e saneamento de quase 300 pessoas. No inverno a seguir ao evento, o festival plantou ainda 75 novas árvores para compensar o seu impacto na Herdade da Granja, aumentando o número total de plantações para 925 árvores e 120 arbustos.
A entrega oficial do prémio vai acontecer no dia 28 de fevereiro, em Londres, no decorrer da 15ª Conferência ‘Green Events & Innovations’. A Greener Festival é uma associação sem fins lucrativos, que, de forma independente, avalia eventos e festivais em todo o mundo e faz recomendações para que se possam tornar mais sustentáveis e a reduzirem os impactos ambientais.