
Covilhã perde frente ao vice-líder e volta a assumir a lanterna vermelha da Segunda Liga
Perder era a palavra proibida. Uma vitória colocava os Serranos fora da zona de despromoção direta. Já o Estrela, com um triunfo consolidava o segundo lugar, depois da aproximação do Académico. E foi isso que aconteceu. Num José dos Santos Pinto com bastante público a formação tricolor triunfou perante os verde e brancos por 0-2, num jogo quase sempre dominado na posse pelo Covilhã, mas a maturidade ofensiva e defensiva dos visitantes foi a chave da vitória.
Começo acutilante não foi suficiente
O início do jogo ficou marcado por uma equipa do Covilhã que reinava no jogo. Mais bola, mais incursões ofensivas. Aos 6’ a formação verde e branca ainda gritou golo, mas o cabeceamento de Jaime Simões após um canto acabou por não entrar na baliza amadorense, após Miguel Lopes aliviar encima da linha.
Apesar desse início forte foi o Estrela a inaugurar o marcador. Foi aos 16’ que Sebastián Guzmán lançou João Reis, que fez a bola passar debaixo de Bruno Bolas, para o golo tricolor. Depois do tento, o bom ritmo a que o jogo se iniciou baixou, com os covilhanenses a dominarem a posse.
Na entrada do últimos dez minutos da primeira parte, o Estrela ampliou o marcador. Canto batido para o segundo poste, Mansur cabeceou com a bola a ressaltar em Jean Filipe e a entrar assim no fundo das redes serranas. Até ao intervalo não houve mais nenhum lance de realce, com as duas equipas a recolherem às cabines com a vantagem amadorense.
Atacar por atacar não cria perigo
À semelhança do primeiro tempo, foram os Serranos quem entraram mais incisivos no encontro, mas desta vez com uma desvantagem de dois golos no placar. A partida neste templo complementar, aos 60’, ainda não tinha tido muitos motivos de interesse, com o Covilhã a apertar o Estrela, mas com a bola a não querer nada com as redes de Bruno Brígido.
O Estrela da Amadora aproveitava que a equipa de Alex Costa mostrava-se inconsequente no ataque, para quando de possível congelar o ritmo do jogo. Aos 70’ a partida parecia que estava a querer ficar partida, mas a maturidade amadorense assim não o permitiu. Foram mesmo os tricolores, que aos 72’, introduziram mais uma vez a bola na baliza serrana, mas João Silva foi apanhado em posição irregular.
Esta segunda parte passou a correr, e apesar das algumas chegadas do SCC ao último terço do Estrela, os caseiros não conseguiram reduzir a vantagem visitante e os Tricolores saíram mesmo do José dos Santos Pinto com os três pontos.
Com este segundo desaire consecutivo, o Covilhã está de novo no último lugar da tabela, com 21 pontos. Segue-se agora para os Alviverdes a viagem até Torres Vedras, para defrontar o Torrense.
Por seu lado, o Estrela conseguiu os três pontos e consolida assim o segundo lugar da Liga Portugal Sabseg, agora com 49 pontos, mais quatro que Académico e Farense. Na próxima ronda os amadorenses vão receber na Reboleira o Desportivo de Mafra.
Por Bianca Leão