
Cão negligenciado resgatado de habitação no concelho do Fundão
Na última sexta-feira, o Centro de Recolha de Animais Errantes do Fundão (CROAEF) recebeu um alerta para um cão que estaria em mau estado e sem os cuidados necessários dentro de uma habitação numa freguesia do concelho fundanense, tendo-se procedido ao resgate do mesmo.
Segundo comunicado público do próprio CROAEF, este foi já o segundo animal resgatado no prédio em causa, de diferentes moradores, sendo que o último foi resgatado há dois meses atrás. Desta vez trata-se de um cão de 4 meses que tinha sido atropelado e que alegadamente terá ficado “sem auxílio por falta de dinheiro”, algo que o CROAEF considera uma “desculpa”, já que os donos ao adoptarem um animal devem ter consciência de que “ter um animal de estimação dá despesa”, nomeadamente “vacinas, desparasitações, alimentação e doenças”. O cão foi encontrado “escondido debaixo de uma cama, assustado, magoado e a defender se de quem se aproximava dele”.
O núcleo SEPNA do Fundão, em representação do Comando Territorial de Castelo Branco da GNR, ajudou o CROAEF no resgate deste animal, que agora já se encontra na instituição em recuperação. Foi levantado uma auto de contra-ordenação e o processo ira seguir os trâmites legais para o tribunal do Fundão.