Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Grupo do PS na Assembleia de Freguesia da Guarda promove Jornadas de Proximidade dedicadas à Comunidade


O Grupo do Partido Socialista na Assembleia de Freguesia da Guarda (GPS AFG) promoveu, no passado dia 14 de outubro de 2023, a quinta edição das suas Jornadas de Proximidade.

Sob o tema “Sentir a Comunidade”, a iniciativa contemplou um debate dedicado ao tema da saúde, inserido no ciclo de debates “Ouvir a Guarda” que o GPS AFG se encontra a promover ao longo do atual mandato autárquico, convidando os cidadãos a participar na discussão, planeamento e contribuição para a definição de propostas e reivindicações sobre assuntos que influenciam o dia-a-dia da Guarda e que são fundamentais para a construção do futuro de todos os Guardenses.

Estes momentos abordam determinados temas e assuntos de interesse para a comunidade, procuram proporcionar boas conversas, análises, debates e recolha de informações que habilitem o trabalho do Grupo no desempenho das suas funções, decorrendo, todas as edições, de forma absolutamente aberta à participação de todos os cidadãos, em diferentes espaços da Freguesia.

A quinta edição decorreu na Escola Básica do 1.º Ciclo da Póvoa do Mileu e juntou perto de uma centena de participantes que, ao longo de mais de duas horas, interagiram num ótimo momento de conversa, partilha de opiniões, análise de problemáticas e proposta de soluções.

Entre as diversas questões abordadas, destaque para a importância da fixação de profissionais da saúde na região, o melhoramento das condições do edificado do Hospital Sousa Martins, os recentes constrangimentos na área das urgências, o investimento em execução no Departamento da Mulher e da Criança, destacando o quão fundamental é a concertação de esforços na defesa dos valores da saúde no distrito, a importância do investimento que a saúde tem tido no distrito, bem como na forma como as autarquias podem e devem adotar uma presença de maior colaboração na missão de garantir todas as condições ao desenvolvimento do desígnio da saúde na Guarda.

Na assistência encontravam-se vários utentes e profissionais do Serviço Nacional de Saúde na Guarda, de António Monteirinho, deputado à Assembleia da República, bem como diversos membros do Movimento de Apoio à Saúde Materno-Infantil no Distrito da Guarda.

Destaque para a participação dos oradores convidados para este debate: Pedro Guerra (Médico e Diretor da Unidade de Urgência Pediátrica da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda), que analisou “O novo Mundo da Materno-Infantil na ULS Guarda”, de Nélia Faria (Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediatria / Enfermeira Diretora da ULS da Guarda), que abordou “A articulação entre os cuidados de saúde”, de Rosário Araújo (Ortoptista Especialista da ULS da Guarda), que falou sobre “A importância da Saúde Visual nas Crianças (Plano Nacional da Visão)”, e de Tânia Prata (Especialista em Psicologia Clínica e Saúde da ULS da Guarda), que destacou “A importância da saúde mental no desenvolvimento infantil”, sob a moderação de Cremilda Almeida (Enfermeira da ULS Guarda e membro do GPS AFG).

O momento proporcionou uma ótima oportunidade para adquirir conhecimentos sobre práticas de saúde e sobre dados interessantes para o debate, nomeadamente sobre o facto de o concelho da Guarda ser o primeiro do país a contar com uma cobertura de médico de família em 100% de todos os seus residentes.

A edição contou, ainda, com um momento musical protagonizado pelo Grupo de Cavaquinhos do Centro Social da Póvoa do Mileu, que proporcionou a todos os presentes a possibilidade de desfrutar dos espetaculares acordes dos cavaquinhos, guitarras e alguns instrumentos de percussão, na divulgação da nossa cultura musical, com um repertório variado, com peças que vão desde a música popular portuguesa, ao fado e à música ligeira.

A participação de todos os oradores convidados, assim como do muito público que aderiu à iniciativa, contribuiu para alargar o conhecimento de todos os presentes sobre diversos aspetos ligados ao tema da saúde, bem como enriqueceram o vasto conjunto de dados, questões e soluções que foram recolhidas pelo GPS AFG neste debate.

A quinta edição das Jornadas de Proximidade do GPS AFG, destinada a assinalar a transição entre a primeira e segunda metades do atual mandato autárquico, aconteceu, precisamente, na data em que se completam dois anos desde a instalação dos membros da Freguesia, e dedicou uma especial atenção da equipa à preocupação com as causas sociais, saúde e associativas da comunidade.

Ao longo de todo o dia, o grupo promoveu ainda diversas visitas a espaços públicos da Guarda, tendo visitado o Mercado Municipal da Guarda, logo no momento inicial do programa, assim como proporcionou a visita e a reunião com dirigentes de diversas entidades e associações Guardenses, nomeadamente à Aldeia de Crianças SOS da Guarda, à CERCIG, ao Centro Social da Póvoa do Mileu e à Casa da Sagrada Família da Guarda.

Este foi o mote para um dia preenchido por atividades variadas que visaram identificar problemáticas, estabelecer contato com os cidadãos, associações e entidades, recolher contributos e identificar soluções, sempre em proximidade com os cidadãos, forças vivas e a Freguesia.

A edição contou, ainda, com um momento de convívio e de debate, onde teve lugar uma análise sobre as conclusões a retirar desta edição, assinalando um muito positivo levantamento das mesmas, a partir do qual serão elencadas propostas a apresentar à Junta de Freguesia em sede de Assembleia de Freguesia, no momento em que o Grupo for chamado a contribuir para a proposta de Orçamento da Freguesia para o ano de 2024.

O Grupo do Partido Socialista na Assembleia de Freguesia da Guarda muito agradece a todas as entidades que nos acolheram, aos cidadãos que nos prestaram os seus contributos e às muitas dezenas de Guardenses que aderiram a esta fantástica edição das Jornadas de Proximidade e ao desígnio de lutar por uma comunidade melhor.

Completado o segundo ano do atual mandato autárquico, a habitual iniciativa do Grupo dedicou uma especial atenção da equipa à preocupação com o bem-estar da comunidade, identificando problemáticas, estabelecendo contacto com diversos cidadãos e entidades, recolhendo contributos, visitando locais e identificando soluções, sempre em proximidade com os cidadãos e a Freguesia e sob a coordenação, nesta edição, de Cremilda Almeida e Rosário Araújo, membros da equipa.

O balanço é extremamente positivo, tendo sido atingidos e superados todos os objetivos traçados para esta edição.

As Jornadas de Proximidade do GPS AFG regressam no mês de outubro de 2024, para uma nova edição.