Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Candidatura do Geopark avaliada este mês pela UNESCO


A candidatura da Serra da Estrela a Geopark vai ser analisada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) na 4.ª Sessão do Conselho de Geoparks Mundiais, na Indonésia, foi hoje anunciado.

“O Geopark Estrela vai estar presente na 4.ª Sessão do Conselho de Geoparks Mundiais da UNESCO, que se reúne entre 31 de agosto e 02 de setembro em Rinjani-Lombok UNESCO Global Geopark, na Indonésia”, refere a Associação Geopark Estrela em comunicado.
“Nesta reunião será avaliada a candidatura da [Serra da] Estrela a Geopark Mundial da UNESCO, da qual sairá a decisão final sobre a sua aprovação, de um processo que se iniciou em 2017 com a entrega do Dossier de Candidatura à UNESCO”, explica na nota Emanuel de Castro, coordenador executivo da Associação Geopark Estrela.
Segundo a fonte, “a decisão terá, ainda, de ser ratificada pelo Conselho Executivo da UNESCO, altura a partir da qual a [Serra da] Estrela integra a lista de Geoparks Mundiais da UNESCO, caso tal venha a ser aprovado”.
Recorde-se que a Associação Geopark Estrela, com sede na cidade da Guarda, nas instalações do Instituto Politécnico, entregou em novembro de 2017 a candidatura da Serra da Estrela a Geopark Mundial da UNESCO. Os trabalhos da candidatura começaram em 2014, em 2015 foi assinado o memorando de entendimento com os nove municípios abrangidos (Gouveia, Manteigas, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Guarda, Seia, Oliveira do Hospital, Covilhã e Belmonte) e, no ano seguinte, foi criada a Associação Geopark Estrela.