Guarda e mais nove distritos em alerta vermelho
Os distritos da Guarda, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Vila Real e Viseu estão em alerta vermelho devido ao risco agravado de incêndios provocado pelo calor esperado nos próximos dias.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) decretou alerta vermelho para os distritos da Guarda, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Vila Real e Viseu devido ao risco agravado de incêndios provocado pelo calor esperado nos próximos dias. O Governo decidiu, por seu lado, declarar a situação de alerta em Portugal continental entre as 00:01 de sexta-feira e as 23:59 de sábado, devido ao “agravamento do risco de incêndio” decorrente do estado do tempo. A decisão foi tomada por despacho conjunto dos ministros da Administração Interna e da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, que anunciaram a medida em comunicado.
“Fruto deste cenário, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil acionou o estado de alerta especial de nível vermelho para 10 distritos do interior norte e centro, incluindo também a zona de Vale do Tejo, Lisboa, Setúbal e Coimbra, com todos os restantes distritos em alerta laranja. E pelo poder político foi decretado o estado de alerta, a situação de alerta”, salientou a segundo comandante da ANEPC, Patrícia Gaspar.
Em conferência de imprensa realizada na noite desta quinta-feira na sede da ANEPC, em Carnaxide, Patrícia Gaspar alertou para um “cenário sério e complexo” que se irá verificar nas próximas 48 horas devido às condições meteorológicas, o qual pode potenciar a ocorrência de incêndios florestais.
Patrícia Gaspar pediu tolerância zero quanto ao uso do fogo apelando à população para que esteja consciente das condições meteorológicas e dos comportamentos de risco.