Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Fundão: Academia de Música realizou concerto do 25 de Abril


A celebração dos 50 anos do 25 de Abril marcou o concerto de encerramento do ano letivo 2023-24, realizado pela Academia de Música e Dança do Fundão (AMDF), nos dias 21 e 22 de junho, no pavilhão multiusos do Fundão.
Em “Sons de Abril”, dirigido pelo professor Vítor Ávila, os instrumentistas, coros e solistas realizaram uma viagem pela música e a sua relação com a evolução social e política de Portugal, desde o Estado Novo ao 25 de Abril, abordando, através de várias linguagens artísticas, temáticas como a emigração, desigualdades sociais e a liberdade que a revolução dos cravos trouxe a Portugal.
Além da performance e virtuosismo que marcaram os 2 concertos, saliente-se a abordagem formativa que durante várias semanas pautou a preparação dos concertos, desde a escolha do reportório e poesia, até à caraterização dos intervenientes nos momentos de dança e ballet.
Uma linguagem artística no ensino e aprendizagem da história de Portugal. Em duas noites, ouviram-se músicas e obras representativas de um período da história de Portugal num reportório que além dos cantautores portugueses incluiu outros temas de simbologia intensa para enquadrar o ballet, como foram os casos da “requiem lacrimosa” de Mozart e “aranjuez” de Joaquín Rodrigo.
O espetáculo que terminou de forma apoteótica com o tema “a cantiga é uma arma” de José Mário Branco, juntou os solistas convidados e antigos alunos da AMDF, Maria Mendes e João Figueira e instrumentistas da Sociedade Filarmónica de Silvares.
No palco estiveram mais de 200 alunos e professores da escola de ensino artístico da Santa Casa da Misericórdia do Fundão.