Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Castelo Branco abre Concurso Público de Conceção para a Antiga Piscina


A Secção Regional do Centro da Ordem dos Arquitetos (OASRC) promove e organiza o “ENCONTRA – Encontros Regionais de Arquitetura”, 1ª edição, que decorre em Castelo Branco, durante o último trimestre de 2024.

Entre 24 de setembro e 7 de janeiro, Castelo Branco é o centro de um conjunto de ações e iniciativas dirigidas não só aos arquitetos da região, mas a toda a comunidade.

O programa contempla uma exposição, o lançamento de concursos de arquitetura, tertúlias, um Open Day e a apresentação de um Prémio Municipal de Arquitetura.

A OASRC, em parceria com a Câmara Municipal de Castelo Branco, realiza esta terça-feira, dia 24 de setembro, as primeiras iniciativas do ENCONTRA:
Lançamento do “Concurso público de conceção para a reconstrução e alteração da antiga Piscina da cidade de Castelo Branco”, às 17H45, no CineTeatro Avenida;

Inauguração da exposição “Arquitetura ao Centro”, às 18H30, na Sala da Nora do Cine Teatro Avenida.

O concurso, com a assessoria da OASRC, surge da vontade da Câmara Municipal de Castelo Branco de reutilizar e/ou readaptar um edifício central na memória dos albicastrenses, de notória qualidade arquitetónica e relevante implantação na malha da cidade, com o objetivo de se encontrar uma solução inovadora e sustentável para a reutilização e/ou readaptação de um equipamento público que se pretende devolver aos cidadãos para seu usufruto.

A exposição, organizada e produzida pela OASRC, apresenta obras localizadas em 16 Municípios da região Centro, propondo aos visitantes um olhar direcionado para este território, através da arquitetura que nele se produz.

O projeto Arquitetura ao Centro, constituído por uma exposição, uma publicação e o sítio www.arquiteturaaocentro.pt, visa dar voz aos arquitetos e criar um espaço único de reflexão e expressão para a arquitetura praticada na região Centro, esperando, desta forma, auscultar e debater as suas problemáticas e desafios, bem como compreender e valorizar os perfis de quem nela intervém.

Depois de ter passado por Coimbra, Viseu e Guarda, a abertura da exposição na cidade de Castelo Branco dá continuidade ao périplo pela região Centro, honrando a divulgação e promoção da arquitetura nela produzida, entre 2020 e 2022.

A exposição fica patente ao público até ao dia 7 de janeiro de 2025, no horário de funcionamento da Sala da Nora.

Fotografia: O Albicastrense