Projeto europeu liderado pelo IPG lança dez desafios para acelerar a economia azul
Até dezembro, estudantes, investigadores e empreendedores da Irlanda, Espanha, França e Portugal irão responder aos desafios que a Economia Azul enfrenta. As melhores ideias serão selecionadas e o Politécnico da Guarda, associações, empresas, centros de investigação e universidades estrangeiras vão apoiar os seus autores no primeiro de três programas de aceleração.
“Tornar as operações de pesca mais eficientes e otimizadas”, “Reduzir a poluição marítima por plástico” ou “Desenvolver mecanismos de base tecnológica para melhorar a segurança dos atuais processos de embarque e desembarque” são três dos dez desafios aos diferentes setores da Economia Azul que o ADT4Blue – consórcio europeu liderado pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) – lançou para estimular a capacidade de inovação de estudantes, investigadores, antigos alunos e novos empreendedores de Espanha, França, Irlanda e Portugal..
Estes desafios foram lançados a 24 de setembro no site do ADT4Blue na sequência da reunião que o consórcio realizou nos dias 17, 18 e 19 em Zarautz, no País Basco, Espanha, e na qual o Politécnico da Guarda esteve representado por André Garcia de Sá e por Pedro Fonseca, docentes e investigadores do IPG. Os desafios dividem-se por cinco áreas: Aquicultura e Pesca; Comunicações; Transporte Marítimo; Monitorização dos Oceanos, Conservação e Proteção dos Ecossistemas Marinhos; e Atividades Portuárias.