Rede de Aldeias Históricas conta com apoio da UBI para projetos sustentáveis
A Universidade da Beira Interior (UBI) iniciou uma colaboração com a Rede de Aldeias Históricas de Portugal (RAHP), para apoiar a implementação de iniciativas sustentáveis nestas localidades de reconhecido valor patrimonial e cultural. A parceria, que será um contributo da Universidade para o desenvolvimento da região, envolve o Departamento de Arquitetura e Engenharia Civil (DECA).
O protocolo, assinado no início do mês, promove a troca de conhecimentos e a cooperação em áreas estratégicas para o desenvolvimento de projetos inovadores, beneficiando os estudantes da UBI e RAHP. Os investigadores da UBI — em particular, estudantes de mestrado e doutoramento em Arquitetura — terão a oportunidade de integrar equipas multidisciplinares e contribuírem com as suas investigações para problemas concretos da região. Simultaneamente, o protocolo reforça o compromisso com a inovação e a sustentabilidade, e prevê, em particular, a colaboração no desenvolvimento conjunto de projetos de investigação e desenvolvimento (I&D).
A parceria favorece a Estratégia de Eficiência Coletiva Aldeias Históricas de Portugal 2030, que coloca um foco particular no desenvolvimento sustentável destas áreas, explorando os domínios de especialização inteligente, tais como Turismo Sustentável, Indústrias Culturais e Criativas, Biodiversidade/Agricultura Sustentável e Construção/Renovação Sustentável.
A RAHP abrange um território vasto e diversificado, situado entre o Douro e o Tejo, incluindo localidades com uma rica herança cultural e histórica. Fazem parte, no distrito de Castelo Branco, Belmonte (Belmonte), Castelo Novo (Fundão) e Idanha-a-Velha e Monsanto (Idanha-a-Nova). Do distrito da Guarda integram a rede Almeida e Castelo Mendo (Almeida), Castelo Rodrigo (Figueira de Castelo Rodrigo), Linhares da Beira (Celorico da Beira), Marialva (Mêda), Sortelha (Sabugal) e Trancoso (Trancoso). Abrange ainda o distrito de Coimbra, com a presença de Piódão (Arganil).
A Rede é parceira New European Bauhaus e encontra-se integrada na comunidade Smart Village Network, apresentando-se em ambas as plataformas como a única Rede, fator de diferenciação no que concerne à abordagem de inovação ao nível organizacional.
A parceria, oficializada no dia 2 de outubro, contou com a presença de Mário Raposo (Reitor da UBI) e Carlos Ascensão (presidente da Rede de Aldeias Históricas de Portugal). A coordenadora executiva Dalila Dias e a arqueóloga Pilar Reis, foram outras representantes da RAHP, na cerimónia. Por parte da UBI, marcaram ainda presença José Páscoa, Vice-Reitor para a Internacionalização e Interação com a Sociedade, António Albuquerque, presidente do DECA, Rita Ochoa, coordenadora do CIAUD.UBI, e Maria Neto, investigadora da mesma unidade.