Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Covilhã: morreu o icónico cisne do Jardim do Lago, a Pipa


O cisne do Jardim do Lago, um dos símbolos do espaço de lazer da Covilhã conhecido como Pipa, foi encontrado sem vida ao final da manhã desta segunda-feira. A notícia deixou a população local profundamente consternada, especialmente as muitas famílias, crianças e até turistas que regularmente visitavam o local para interagir com o animal.
O cisne era um elemento icónico do jardim, situado na cidade da neve, e proporcionava momentos de alegria e descontração aos visitantes.
A sua presença encantava quem passeava pela zona, sendo frequente vê-lo a nadar no lago ou a ser alimentado.
Nas redes sociais, multiplicaram-se as mensagens de tristeza e homenagem ao animal, com muitos a recordar os momentos especiais passados no Jardim do Lago.
Entretanto, a ADC prestou esclarecimento sobre o falecimento do cisne que habitava o jardim do lago: “O cisne chegou à Covilhã, já em idade adulta, juntamente com mais 3 cisnes da mesma espécie, fazendo assim dois casais. Com o passar dos anos faleceram, de causas naturais, os 3 já referidos, sendo este o último sobrevivente. Foi visto, ainda hoje, por populares aparentando bom estado de saúde por volta das 9h, no entanto, pelas 11h, funcionários da ADC, que estavam no local, notaram que o cisne estava em convulsão, vindo depois a falecer. Foi informado o serviço responsável, que se deslocou ao local, tendo-o recolhido pelas 11h30. Terá falecido alegadamente de causas naturais, uma vez que já tinha ultrapassado a esperança média de vida da sua espécie, que é aproximadamente de 20 anos.”
Entretanto, já foi anunciado pela ADC que chegará um novo casal de cisnes ao Jardim do Lago para manter a tradição. “Aguardamos a chegada de um novo casal de cisnes, para que se possa voltar a dar vida e beleza ao espaço” referiu-se.