Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

CELORICO DA BEIRA:Visita Técnica do 𝐒𝐞𝐜𝐫𝐞𝐭𝐚𝐫𝐢𝐨 𝐝𝐞 𝐄𝐬𝐭𝐚𝐝𝐨 𝐝𝐚𝐬 𝐅𝐥𝐨𝐫𝐞𝐬𝐭𝐚𝐬, 𝐑𝐮𝐢 𝐋𝐚𝐝𝐞𝐢𝐫𝐚


O Município de Celorico da Beira, recebeu nesta quarta-feira, 30 de abril, a visita técnica do Secretário de Estado das Florestas, Rui Miguel Ladeira Pereira, para uma visita a alguns projetos decorrentes de candidaturas ao Fundo Ambiental e FEM.

Foram visitados o Condomínio de Aldeia (Prados) Programa Integrado de Apoio às Aldeias Localizadas em Territórios de Floresta, o Mosaico da Barragem de Salgueirais e a Estrada EM555-3 e CM 1105.

No Condomínio de Aldeia o objetivo é garantir a resiliência, a sustentabilidade e a valorização do território numa faixa de gestão de combustível de 100 metros, em que se preconiza a reconversão de territórios florestais noutros usos, garantindo a segurança de pessoas, animais e bens.

Nos Mosaicos de Parcelas de Gestão de Combustível, a intervenção incidiu em povoamentos florestais, onde foram feitas intervenções atinentes a aumentar a resiliência da floresta contra os perigos que resultam do contexto ambiental, nomeadamente o controlo de vegetação espontânea, desramações e podas e redução de densidades excessivas. Esta medida contribui para um melhor eficiente e eficaz combate à propagação dos incêndios rurais.

Em relação ao Fundo de Emergência Municipal-FEM, uma das linhas de apoio financeiro disponibilizadas pelo Governo na sequência dos incêndios florestais que devastaram a região do Parque Natural da Serra da Estrela e outras zonas do interior, no verão de 2022, o município de Celorico da Beira requalificou e repavimentou a Estrada Municipal 555 – 3 – Linhares da Beira, bem como o CM 1105 EM Quintãs.