Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Veredas da Estrela promove fim de semana sobre ação comunitária e prevenção de incêndios


Figueiró da Serra, no norte da Serra da Estrela, será o palco de um fim de semana prolongado de ação comunitária para a prevenção de incêndios. O evento decorre de 1 a 4 de maio e é promovido pela Associação Veredas da Estrela, em parceria com a Fundação Montescola e a Associação Verdegaia, da Galiza. A iniciativa insere-se no projeto europeu “De Monte a Monte – Territórios Resilientes”, que promove estratégias participativas de regeneração ecológica e resiliência climática em regiões rurais de Portugal e Espanha.
Durante quatro dias, Figueiró da Serra e Gouveia acolhem oficinas, saídas de campo, ações de voluntariado e encontros comunitários, com especialistas e participantes dos dois lados da fronteira. O programa é diversificado e acessível a todos os públicos, com várias atividades abertas à participação de crianças e famílias – como o Bioblitz (1 de maio), uma exploração da floresta à procura de vida selvagem, a ação de controlo de mimosas (1 de maio), ou a oficina de construção de caixas-ninho para chapins e morcegos (3 de maio), especialmente pensada para toda a família.
A manhã de sábado (3 de maio) inclui também um dos destaques da programação: uma ação prática de gestão florestal, que servirá como campo de experimentação de boas práticas ecológicas de prevenção de incêndios, como as chamadas faixas vivas — zonas de vegetação autóctone que promovem a biodiversidade e funcionam como barreiras naturais ao fogo. Esta abordagem, dinamizada em parceria com o grupo Faixas Vivas, será aplicada no terreno com a orientação do biólogo Manuel Malva, co-fundador da Associação Milvoz.
“Desde que fundámos a Veredas da Estrela, temos procurado aliar a prevenção de incêndios à conservação e regeneração de ecossistemas afetados pelos incêndios de 2017 e 2022. Nesta atividade queremos perceber melhor como uma faixa viva pode funcionar como aliada para proteger pessoas e ecossistemas”, explica Corinna Lawrenz, presidente da Associação Veredas da Estrela.
Para complementar esta atividade, a segurança no trabalho florestal será abordada numa oficina orientada por Bruno Vilela, especialista galego com vasta experiência na formação de operadores de motosserra e brigadas de proteção civil.
O programa conta ainda com a participação de Elizabete Marchante, investigadora da Universidade de Coimbra e especialista em espécies invasoras, que orientará uma oficina prática de controlo de mimosas e uma formação e ação de campo em Gouveia, em parceria com a Câmara Municipal, dedicada à recuperação de um ecossistema ripícola afetado pela proliferação de plantas exóticas.
A iniciativa culmina a 4 de maio com uma assembleia comunitária aberta ao público, com a participação das Brigadas Deseucaliptizadoras da Galiza, num momento de partilha de experiências, desafios e caminhos comuns para um futuro mais resiliente.
O projeto “De Monte a Monte – Territórios Resilientes” pretende fortalecer a capacidade das comunidades para responder aos desafios das alterações climáticas e da perda de biodiversidade, com base na ação local, na partilha de conhecimentos e na cooperação transfronteiriça. O projeto é co-financiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia.