Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

ULS da Guarda investe mais de oito milhões de euros na requalificação de edifícios e aquisição de equipamentos


A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda anunciou um conjunto de investimentos superiores a oito milhões de euros, destinados à modernização das suas infraestruturas e ao reforço dos meios técnicos de diagnóstico e tratamento. A medida insere-se numa estratégia mais ampla de qualificação dos serviços prestados aos utentes e de melhoria das condições de trabalho dos profissionais de saúde da região.

De acordo com informação avançada pela ULS, sob liderança da presidente do Conselho de Administração, Rita Teimão Figueiredo, já foi garantido financiamento para várias intervenções estruturais e para a aquisição de equipamentos médicos de última geração.

Entre os principais investimentos destaca-se a requalificação do edifício-sede da ULS da Guarda, num montante de três milhões de euros, dos quais 2,5 milhões são comparticipados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O concurso público para a empreitada foi submetido para publicação em Diário da República.

Será também feita a aquisição de equipamentos médicos pesados, como uma ressonância magnética e uma tomografia computorizada, num investimento estimado em 4,5 milhões de euros. Está igualmente prevista a dotação do novo edifício do Departamento de Saúde da Criança e da Mulher com novos equipamentos, num valor aproximado de 800 mil euros.

Paralelamente, estão em curso outros projetos de relevo, nomeadamente a requalificação do edifício António de Lencastre, onde será instalada a futura Unidade de Saúde Familiar (USF) “A Ribeirinha”. A intervenção, com um custo superior a três milhões de euros, já se encontra em fase de concurso e terá um prazo de execução de 300 dias. O edifício, de reconhecido valor arquitetónico, será adaptado para acolher novas valências dos cuidados de saúde primários.

Também o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental será alvo de requalificação, estando a obra em fase de concurso público e estimando-se um investimento na ordem dos dois milhões de euros.

Por fim, a ULS da Guarda avançou que se encontram planeadas melhorias em várias unidades de cuidados de saúde primários, com enfoque na humanização do atendimento e na criação de melhores condições de trabalho para os profissionais.

Estes investimentos, segundo a administração, refletem o compromisso da ULS da Guarda com uma saúde pública de proximidade, moderna e centrada nas pessoas.