Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Há agora 191 concelhos com restrições mais apertadas


Há mais 77 concelhos que entram na lista dos municípios com regras mais apertas para enfrentar o avanço da pandemia de covid-19 em Portugal. António Costa apresentou, esta quinta-feira, a actualização da lista dos municípios mais afectados. Viseu, Faro e Évora estão entre os concelhos que entram na nova lista. Há ainda sete outros concelhos que deixam a lista dos mais afectados.

A partir desta segunda-feira, serão 191 os concelhos com restrições mais apertadas do estado de emergência. A alteração só acontece a partir da próxima segunda-feira de forma a garantir que “todos têm tempo suficiente para se adaptar às novas medidas”, explica o primeiro-ministro. No entanto, a situação é grave, alerta. “Isto não significa que desvalorizemos a gravidade da situação em cada um destes concelhos. Recomendamos a todos a maior prudência, porque já têm uma elevada taxa de incidência”, sublinha Novos concelhos na lista dos municipios mais afectados
Abrantes
Águeda
Albergaria-a-Velha
Albufeira
Alcanena
Aljustrel
Almeida
Almeirim
Alvaiázere
Anadia
Ansião
Arcos de Valdevez
Arganil
Arronches
Boticas
Campo Maior
Cantanhede
Carrazeda de Ansiães
Castro Daire
Celorico da Beira
Coimbra
Condeixa-a-Nova
Coruche
Crato
Cuba
Elvas
Estarreja
Évora
Faro
Ferreira do Alentejo
Figueira de Castelo Rodrigo
Freixo de Espada à Cinta
Grândola
Ílhavo
Lagos
Lamego
Mangualde
Manteigas
Mealhada
Mêda
Mira
Miranda do Corvo
Miranda do Douro
Mirandela
Monforte
Montalegre
Montemor-o-Velho
Mora
Murtosa
Nelas
Oliveira do Bairro
Ourém
Pampilhosa da Serra
Penalva do Castelo
Penamacor
Penela
Ponte de Sor
Portalegre
Portimão
Proença-a-Nova
Reguengos de Monsaraz
Resende
Salvaterra de Magos
São Pedro do Sul
Sátão
Seia
Sousel
Tábua
Tavira
Torre de Moncorvo
Vagos
Vieira do Minho
Vila do Bispo
Vila Nova de Foz Côa
Vila Nova de Paiva
Vila Real de Santo António
Viseu Os restantes 114 concelhos mantêm-se.

Governo fala em “situação grave e mais crítica do que na primeira fase
Oito meses depois da chegada da pandemia a Portugal, António Costa declara que o país está numa situação pior do que aquela que estava na primeira vaga de covid-19. À saída da reunião do Conselho de Ministros desta quinta-feira, que durou mais de oito horas, o primeiro-ministro faz um balanço de um acatamento “generalizado” e de “um comportamento cívico exemplar”.

Os sete concelhos que saem da lista dos mais afectados
Moimenta da Beira

Tabuaço

São João da Pesqueira

Mesão Frio

Pinhel, Tondela

Batalha O primeiro-ministro elogia a alteração dos horários de espectáculos de cultura e aos jogos de futebol, de forma a respeitar as limitações de circulação impostas desde o início da semana.

António Costa responde às críticas que têm sido feitas às respostas desenhadas pelo Governo. “Temos tentado gerir um equilíbrio entre a saúde e a vida das pessoas”, justificou.

O balanço é feito no segundo dia com mais mortes desde o início da pandemia (apenas atrás dos 82 óbitos notificados na quarta-feira). O boletim da Direcção-Geral da Saúde (DGS) divulgado esta quinta-feira assinalou mais 78 mortes por covid-19 e 5839 novos casos de infecção registados só esta quarta-feira.

O novo estado de emergência começou na segunda-feira e dura até 23 de Novembro (podendo ser prolongado por períodos de 15 dias), com regras mais apertadas para os 121 concelhos do país que eram então os mais afectados pela pandemia — que já têm o seu próprio conjunto de regras desde o dia 4 de Novembro.