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Diretor: Paulo Menano

Modernização da Linha da Beira Alta leva Carlos Ascenção a pedir reunião com as Infraestruturas de Portugal


Recentemente, o Governo, através das Infraestruturas de Portugal (IP), lançou o procedimento para a ligação ferroviária entre Celorico da Beira e a Guarda, por um valor base de 90,4 milhões de euros e 760 dias de prazo de conclusão.
No âmbito desta requalificação dos 46 km de traçado da linha férrea, está prevista, entre outras melhorias, a supressão das passagens de nível de Celorico Gare e a de Baraçal com a construção dos respetivos desnivelamentos e restabelecimentos.
A propósito dessa intervenção, o Presidente da Câmara de Celorico da Beira, Carlos Ascensão, faz um esclarecimento público referindo que o “Município de Celorico da Beira tem desenvolvido conversações com as Infraestruturas de Portugal, IP, que é a entidade que tem a responsabilidade de propor as soluções mais adequadas de intervenção nos pontos de supressão de passagens de nível.”
“Os interesses das populações foram sempre defendidos pela Câmara, aquando da avaliação das soluções técnicas possíveis apresentadas pela IP.”
“Algumas situações, ainda mais penalizadoras do que as que estão atualmente em projeto, foram alteradas fruto do nosso parecer, mas as soluções de fundo, no que concerne à supressão das passagens de nível, ficaram muito aquém do que pretendíamos e das alternativas por nós propostas, sendo as mesmas da exclusiva responsabilidade das Infraestruturas de Portugal e do governo.” afirma o Presidente.
Segundo Carlos Ascenção, “por essa razão, faz-se público que o Município de Celorico da Beira está totalmente solidário com os interesses das populações abrangidas neste processo, tem defendido essa posição em diversas reuniões desde 2018, nunca se furtou à sua responsabilidade, ao contrário de outros que no passado adiaram este assunto até ao limite. A Câmara Municipal está empenhada neste compromisso com as pessoas que vivem no Concelho e, por isso, tem agendada uma reunião com as Infraestruturas de Portugal no próximo dia 30, na qual será analisado o ponto da situação.”
“Sempre estivemos em diálogo com as autoridades envolvidas e não abdicamos daquilo que julgamos ser os direitos e interesses das nossas populações.”, conta.
“Reiteramos, a responsabilidade desta obra é do Governo Português. Nós, Autarquia, continuaremos a trabalhar com as Infraestruturas de Portugal para concluir o processo, sempre com rigor e sentido de Estado. Todos temos consciência que esta intervenção é entendida pelas autoridades como uma prioridade nacional.”, esclarece ainda a autarquia.
No quadro do Plano de Investimentos Ferrovia 2020, a ligação Porto/Aveiro – Vilar Formoso pela Linha da Beira Alta, foi definida «como um projeto prioritário que visa reforçar a ligação do Norte e Centro de Portugal com a Europa por caminho-de-ferro, de modo a viabilizar um transporte ferroviário de mercadorias eficiente, potenciando o aumento da competitividade da economia nacional»