Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Vale do Mondego: “Pelos Caminhos de Outrora” em votação no Orçamento Participativo da Guarda


A proposta conjunta entre o Clube de Pesca e Caça do Mondego e a Junta de Freguesia de Aldeia Viçosa envolvendo também a Mizarela, Vila Soeiro, Pero Soares, Faia, Ramalhosa, Cavadoude, Vila Cortês, foi aceite para seguir para fase de votação do orçamento participativo de 2021 do Município da Guarda.

A Grande Rota, passará dentro de cada aldeia para dar a conhecer a riqueza patrimonial das localidades. “Requalificando 30 KM de velhos caminhos, estradas de antigamente, que juntavam estes povos, há a intenção de criar a “Grande Rota do Vale do Mondego – por caminhos de outrora”. Será uma rota circular, pedestre e ciclável, entre as aldeias do Vale, com o Rio Mondego como centralidade do projeto. Há a intenção de ligar os Passadiços do Mondego, em Vila Soeiro, a todo o Vale.”, pode ler-se na candidatura.

“O caminho poderá ser percorrido num todo ou em partes, com os troços bem definidos entre as freguesias. Os amantes da bicicleta poderão usufruir de percursos marginais tranquilos, ou de outros mais arrojados, na serra, para o BTT. Inevitavelmente, haverá diversos pontos para banhos. Esta GR vai oferecer cenários únicos e diversificados, com percursos ripícolas e serranos, urbanos e rurais, aproveitando parte da calçada romana e do caminho de Santiago.”, afirmam.

A votação online iniciou-se no dia 14 de maio e termina a 1 de junho. Para votar, basta aceder ao site Mun-guarda.pt