
Crónica: Covilhã reduzido a dez vence em Santa Maria da Feira
O Sporting da Covilhã venceu hoje a primeira jornada da Segunda Liga, em casa do Feirense, um sempre candidato à subida, por 2-1, num jogo em que teve de mostrar muito sangue frio, muita consistência defensiva e muita capacidade de sofrer e resistir.
O jogo começou repartido, com oportunidades para ambos os lados, mas em pequeno número, dado que o jogo estava a ser essencialmente disputado no centro do terreno. O Covilhã ia aproveitando a verticalidade de Jô e Diogo Almeida, que esticaram e de que maneira o jogo, garantindo que os serranos iam tendo terreno e espaço para jogar. O Feirense era mais dominante a jogar em casa, mas acabava por mostrar-se sempre demasiado errático no último passe e muito perdulário na finalização. Desta forma, o jogo acabou por não sofrer alterações até ao intervalo, mantendo-se 0-0.
A segunda parte trouxe um Covilhã muito diferente, mais ofensivo, com mais capacidade de ter a bola e mais rematador. E rapidamente surtiu efeito. A equipa foi ganhando lances de perigo, somando cantos e aos 51 minutos, num canto, Jô surgiu na área e ganhou no físico, desviando para o primeiro golo do jogo. A felicidade serrana ia durar pouco tempo, já que aos 57 minutos, Medeiros ia levar o segundo amarelo e ser expulso, deixando o Covilhã reduzido a dez unidades mais de meia-hora na partida. O Feirense mexeu na equipa, aumentou o seu poder ofensivo e através do irreverente Vargas acabou por dominar grande parte da partida, mostrando-se bastante personalizado na procura do empate. Foi aqui que o coração e a capacidade de sofrer do Covilhã veio ao de cima e através de dois elementos principalmente: André Almeida e Jaime Simões. Os centrais foram cortando tudo e mais alguma coisa, foram garantido que todos os remates sofriam desvios ou eram perturbados e foram fundamentais para manter a baliza do Léo inviolável.
E de tanta capacidade de aguentar e resistir, iria surgir o segundo para os serranos. Jaime Simões subiu à área e desviou um livre do lado esquerdo para o interior das redes, não dando qualquer hipótese ao guardião de Santa Maria da Feira. Até final, o Feirense ainda ia reduzir por intermédio de Lima, mas já sem hipótese de mudar o rumo do jogo, nos descontos.
Três pontos para o Covilhã e já se somam 3 jogos e 3 vitórias. Um arranque a todo o gás para os serranos.
Fernando Gil Teixeira