
Dia Internacional do Idoso celebrado em Pinhel
Celebrar o Dia Internacional do Idoso e atenuar os efeitos do confinamento a que os idosos têm estado sujeitos, devido à situação de pandemia, sem esquecer a importância de continuarmos atentos de modo a evitar os riscos de contágio, são os pressupostos para a atividade que o Município de Pinhel pretende levar a efeito durante o mês de outubro.
A iniciativa teve início hoje, dia 1 de outubro, Dia Internacional do Idoso, data em que será entregue a todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho uma pequena lembrança, acompanhada de uma Mensagem do Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura.
Importa dizer que parte da mensagem será “construída” pelos próprios Idosos que terão de juntar as peças de um “puzzle” de madeira feito pelos serviços de carpintaria da autarquia pinhelense e cujo resultado final é a essência da mensagem.
A acompanhar e a completar a oferta, será entregue um pequeno arranjo de flores artesanais feito a partir da reutilização de materiais, tarefa que coube aos jovens que, durante o verão, integraram o Programa de Voluntariado Juvenil “Pinhel Nas Tuas Mãos”.
Importa aqui também destacar a colaboração do projeto CLDS-4G de Pinhel.
Assinalado o dia, a efeméride vai continuar a marcar o mês de outubro, com o convite que vai ser dirigido a todas as IPSS do concelho a fim de participarem numa Visita Guiada à Casa da Cultura, a agendar em data oportuna e a conciliar, entre os dias 6 e 29 de outubro, de modo a garantir o melhor conforto de todos, bem como as normas de segurança em vigor.
Com esta iniciativa pretende-se que os Idosos do concelho possam passar um dia diferente, de convívio, mas também de aprendizagem, através da visita à Casa da Cultura de Pinhel, instalada no antigo Paço Episcopal, onde estão integrados dois museus – o Museu Municipal de Pinhel e o Museu José Manuel Soares (pintor que doou o seu espólio ao Município de Pinhel, o que esteve na génese da criação deste Museu com o nome do Mestre Soares).