Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Castelo Branco: Junta de Freguesia em convergência


O sufrágio eleitoral do dia 26 de setembro, expressou que fosse a lista do PS, encabeçada por José Pires, a receber a maioria dos votos e, cumulativamente, a maioria dos mandatos na Assembleia de Freguesia.

Para os socialistas de Castelo Branco, “esta vitória, que muito nos honra, é, em 1ºlugar, uma demonstração de confiança numa equipa harmoniosamente heterogénea, capaz de aliar a experiência à irreverente frescura de ideias, reunindo valências de distintos ramos de atividades profissionais, que tudo fará para cumprir com todos os compromissos assumidos no programa eleitoral”.

Contudo, escrevem os socialistas, “as decisões tomadas pelos albicastrenses em urna compelem também todos os intervenientes políticos a levar a cabo uma cuidadosa interpretação dos resultados, desde logo pela inexistência de maiorias absolutas.

Na vida política, há tempo para divergir, mas também momentos que apelam à convergência, à prossecução de consensos e edificação de estratégias assentes em plataformas de entendimento que possibilitem a concretização dos projetos coletivamente considerados como mais-valias para Castelo Branco”.

No entanto, “o PS nunca poderá abdicar dos princípios fundadores, da sua matriz ideológica nem dos valores segundo os quais rege a sua ação política, pelo que existirá sempre a obrigação de estabelecer linhas vermelhas inegociáveis, impostas pela necessidade de dignificar as instituições democráticas e de cumprir com os pressupostos éticos que não são dissociáveis do desempenho de cargos públicos”.

É neste contexto que, “com humildade e respeito pelo funcionamento dos mecanismos democráticos, foi possível ao PS constituir o executivo da Junta de Freguesia de Castelo Branco que contará com elementos de outra força política.

Esta solução emerge dos vários pontos de contacto encontrados nas propostas apresentadas e parte da premissa segundo a qual a diversidade ideológica e pluralidade de pensamento serão motores de robustecimento da capacidade de responder às necessidades, reivindicações e ambições dos albicastrenses”.