Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Castro Daire aposta nos Caminhos da Fé onde o Caminho Português de Santiago será a Âncora


A iniciativa Hospitalidade Jacobeia, organizada pelo Município de Castro Daire e pela Federação Portuguesa do Caminho de Santiago aconteceu nos 12 e 13 de novembro.

O dia 12 de novembro iniciou-se com uma a visita à unidade de turismo equestre, no Mezio, onde se apresentou a Estratégia Nacional para Peregrinação a Cavalo.

Na aldeia de Moura Morta teve lugar a inauguração do Albergue de Moura Morta, com bênção das instalações e colocação simbólica do Selo Hospitalidade Jacobeia, pela Federação Portuguesa do Caminho de Santiago.

O Simpósio “Hospitalidade Jacobeia” dedicado ao tema, contou com um ilustre painel de oradores, refletindo sobre as várias dimensões da hospitalidade ao peregrino de Santiago de Compostela: a perspetiva histórica, a dimensão espiritual e religiosa, os cuidados e promoção da saúde, as questões práticas do acolhimento ou o ponto de vista do peregrino.

No dia 13 de novembro, ocorreram duas atividades: – uma de âmbito turístico que consistiu numa Caminhada em duas etapas no Caminho Português Interior de Santiago, a 1.ª de Ribolhos a Castro Daire e a 2.ª de Castro Daire a Moura Morta, – outra no âmbito desportivo com a realização do 5.º Trail do Caminho Português Interior de Santiago.

O Caminho Português Interior de Santiago, foi recentemente certificado na sua extensão de 214 km em território nacional, com 11 etapas e centenas de pontos de referências ao longo dos 8 concelhos.