Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Vila Nova de Paiva: Auto da Barca do Inferno em Teatro no Auditório Municipal


O Auditório Municipal, acolhe, no próximo dia 24 de janeiro, segunda feira, pelas 14h00 a representação teatral, Auto da Barca do Inferno, apresentado pela Companhia Cabeças no Ar e Pés na Terra.

É uma complexa alegoria dramática de Gil Vicente, escrito em 1517.

 

Breve sinopse

O palco é como uma ilha construída a partir de destroços de um navio (madeira, tecidos e cordas). Poder-se-á confundir este navio com o país, e ao longo da encenação confunde-se.

As figuras que tomam a ilha de assalto são 4 cavaleiros/parvos que vão sistematicamente expondo, o que julgam ser, os vícios da sociedade, através da representação das personagens desenhadas pelo Mestre Gil Vicente.

Eles e elas vestem as roupas do Anjo, do Diabo, Fidalgo, do Onzeneiro, do Judeu, do Frade, de todos, e sabem-lhes os tiques, mas não deixam nunca de tirar as roupas do Joane e dos cavaleiros.

Através de máscaras e da poesia se vão desmascarando os costumes.

Porquê? Porque hoje a arte teatral tem que estar cheia de cavaleiros que lutem por expor estes vícios da sociedade e estes cavaleiros têm que ser parvos o suficiente para brincarem com as situações, sem nunca faltar à verdade.