Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Clube de Orientação de Viseu – Natura organiza 3 etapas de Orientação


Nos dias 22 e 23 de janeiro, o Clube de Orientação de Viseu – Natura organiza 3 diferentes etapas de orientação, onde todos podem participar.

Com o apoio do Município de Penedono, Município de Sernancelhe, Junta de Freguesia de Penela da Beira, Junta de Freguesia de Vila da Ponte e Federação Portuguesa de Orientação, o evento junta todos os ingredientes necessários para um fim de semana fantástico de desporto e de orientação.

A festa irá juntar ainda mais de 500 participantes de 20 nacionalidades diferentes.

Para o primeiro dia de manhã, sábado, está reservada uma etapa de distância média pontuável para a Taça de Portugal de Orientação, nas proximidades da Aldeia de Penela da Beira.

Os percursos inauguram um nova mapa de grande qualidade, alterando entre zonas de floresta, áreas rochosas e desnível acentuado.

No mesmo dia, da parte da tarde, a prova passa da floresta para o ambiente urbano. Teremos um etapa de Sprint no divertido mapa da Aldeia de Penela da Beira, mais um mapa novo a estrear. A etapa será pontuável para o Ranking Mundial de Orientação (WRE). O Mapa, com uma vasta rede de ruas e passagens estreitas, fará as delicias dos orientistas que terão de tomar várias decisões de escolha de itinerário, em poucos minutos e alto ritmo, se quiserem voltar para os seus países com uma boa pontuação para o World Ranking Event (WRE).

No domingo, e como novo mapa a estrear, a prova muda de conselho, para a aldeia de Vila da Ponte em Sernancelhe.

Realiza-se, para muitos, a etapa rainha do evento, a distância Longa, pontuável também para o WRE. Com centro do evento no campo de futebol da Vila da Ponte, os atletas percorrerão uma vasta área florestal em redor da aldeia.

Além de atletas seniores da elite mundial, o evento irá contar com os melhores atletas do mundo nos escalões mais jovens. A proximidade geográfica com Aguiar da Beira, local escolhido para organizar (já este ano) o Junior World Orienteering Championships, foi mote para a escolha do BEIRAOM’22 como evento crucial para a preparação dos campeonatos do mundo de muitas seleções nacionais.

Como cada pernada é um desafio, estamos a preparar percursos adequados para todo o tipo de participantes: orientistas, corredores, famílias, grupos, etc. A falta de experiência não é desculpa. Todos podem experimentar e ainda correm o risco de aparecer no Desporto 2 da RTP2.

A atual situação pandémica em Portugal e no Mundo, não são impeditivas para a realização de um evento de Orientação.

A Orientação é um desporto seguro. Além de ser um desporto ao ar livre, na orientação os atletas não partem em massa, nem têm todos o mesmo percurso. As partidas são feitas minuto a minuto, e cada atleta define o seu próprio caminho, evitando assim aglomerações e ajuntamentos não aconselhados para a época que vivemos.

Além disto, várias medidas preventivas serão tomadas, como: testagem de atletas, medição de temperatura nas partidas, etc.

Numa época onde a pandemia é tema, não fiques agarrado ao sofá e vem experimentar algo diferente, e seguro.

http://beiraom.coviseu-natura.pt/WRE22/pt/
https://www.facebook.com/coviseu
https://www.instagram.com/coviseu/