Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Fundão: Missão Humanitária para transportar povo ucraniano terminada com sucesso


Chegou ao fim a missão humanitária, que teve início no passado dia 11 de março, cujo objetivo foi transportar refugiados ucranianos para Portugal e na qual o Município do Fundão participou.

Passaram pelo Centro de Migrações do Fundão cerca de 280 refugiados, tendo ficado instalados no Seminário do Fundão mais de 80 refugiados, que se juntam desta forma aos 25 refugiados que chegaram nas últimas duas semanas ao concelho do Fundão.

O sucesso desta missão só foi alcançado devido à excelente organização da Associação “Servir São Jorge Cuidar”, promotora desta caravana humanitária, ao trabalho de toda uma equipa multicultural e multidisciplinar dos serviços da Câmara Municipal do Fundão e coordenada pelo Centro de Migrações do Fundão, à enorme dedicação de todos os voluntários e à solidariedade de todos os fundanenses.

As famílias acolhidas no Fundão, compostas por crianças acompanhadas pelas suas mães, estão bem e estão a ser acompanhadas pelos serviços municipais e pelas estruturas de saúde.

Neste momento solicita-se que, perante a enorme onda de solidariedade dos fundanenses a que se tem assistido, o apoio seja canalizado para a entrega dos seguintes bens:

– Produtos de higiene feminina, masculino e criança
– Roupa de cama de solteiro, edredões e mantas
– Atoalhados
– Toalhas de banho e de rosto
– Roupa – APENAS roupa interior feminina e de criança, pijamas, chinelos e pantufas
– Bens alimentares para adultos e crianças.

Solicita-se ainda a manifestação da possibilidade de receber cidadãos ucranianos, através plataforma criada pelo Município do Fundão e disponível em https://docs.google.com/…/1FAIpQLSeYvi5tqfY…/viewform….

Nos próximos dias mais refugiados ucranianos serão acolhidos no concelho do Fundão, pelo que as atualizações serão feitas de forma oficial nas plataformas do Município do Fundão.

Poderá obter mais informações através do e-mail centromigracoesfundao@cm-fundao.pt ou dos contactos telefónicos, entre as 9h00 e as 18h00, 965 094 591 e 275 751 348.