
Viseu: Museu do Quartzo acolhe duas novas exposições
O Museu do Quartzo recebe duas novas exposições temporárias dedicadas ao Quartzo e ao Planeta, intituladas de “Berço de Quartzo” e “Vendo o Planeta Terra: nos ombros de Gigantes”, a partir deste sábado, anunciou hoje a Câmara Municipal de Viseu.
Segundo um comunicado de imprensa, a exposição “Vendo o Planeta Terra: nos ombros de Gigantes” oferece aos visitantes, “entre outros, a oportunidade de conhecerem mais de 100 metros quadrados de atividades interativas que misturam conceitos como roldanas, alavancas, Arquimedes, eletricidade, ciclo hidrológico, zonamento interno da Terra”.
Uma mostra que, continua o documento, “convida a descobrir, não só os fundamentos de alguns processos simples, mas também a forma como este conhecimento permite compreender melhor o ciclo hidrológico, as tempestades, o funcionamento do corpo humano ou a estrutura interna da Terra”.
“A par desta mostra interativa, o Museu do Quartzo – Centro de Interpretação Prof. Galopim de Carvalho inaugura, no mesmo momento, a exposição “Berço de Quartzo”, que apresenta a evolução deste projeto, desde o abandono da exploração até ao nascimento do espaço museológico”, anuncia.
Segundo uma nota de imprensa, estas duas exposições assinalam o 10º aniversário deste museu municipal, situado no Monte de Santa Luzia, e são também uma homenagem ao professor Galopim de Carvalho pela conceção do projeto de recuperação deste espaço natural e do museológico.
Fonte: Lusa