
Espetáculo de teatro “O Céu de Sacadura” em Celorico da Beira
O Centro Cultural de Celorico da Beira volta a receber, no sábado, pelas 21h30, a peça teatral “O Céu de Sacadura”, no âmbito das Comemorações do Centenário da Travessia Aérea do Atlântico sul e do Feriado Municipal.
“O Céu de Sacadura”, peça teatral da autoria de Luísa Costa Gomes, foi levada à cena no Centro Cultural de Celorico da Beira pelo Grupo de Teatro Comunitário de Celorico, sob a orientação de Alexandre Sampaio, que a adaptou e encenou, pela 1ª vez em 2019, no âmbito do Feriado Municipal.
Assinala-se este ano o Centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul, feito Homérico à época, protagonizado por Sacadura Cabral e Gago Coutinho.
O Município de Celorico da Beira, berço de Sacadura Cabral, associa-se às comemorações promovendo no seu território, entre março e junho, diversas atividades de cariz lúdico-pedagógico, científico e cultural, para homenagear este ilustre celoricense e enaltecer o seu papel determinante, enquanto mentor e piloto, no sucesso dessa arrojada e tenebrosa aventura, que impulsionou a aviação portuguesa e mundial.
Neste contexto, a reposição do espetáculo “ O Céu de Sacadura” tornou-se uma obrigatoriedade.
Com enfoque na figura de Sacadura Cabral – o homem e seu feito – a peça vai revelando ao longo do espetáculo, alguns factos da sua vida menos conhecidos do grande público como, as questões administrativas que enfrentou, a falta de verba para as suas viagens, as conspirações… e, também, o caráter fleumático da sua personalidade, o carisma e o grande charme que detinha junto do sexo feminino.
A peça teatral “O Céu de Sacadura”, foi escrita propositadamente para o Festival dos Cem Dias, por ocasião da Expo 98 e apresentada no Teatro Nacional D. Maria, com encenação de Nuno Carinhas. Foi também levada à cena no Centro Cultural de Celorico da Beira em 2019, pelo recém-criado grupo de teatro amador local, sob a orientação de Alexandre Sampaio. Regressa a este palco no próximo dia 21 de maio, integrada no tributo ao celoricense Sacadura Cabral, no quadro das Comemorações do Centenário da Travessia Transatlântica/Feriado Municipal.