Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Moimenta da Beira terá dois cursos técnicos superiores no próximo ano letivo


O concelho de Moimenta da Beira acolherá, no próximo ano letivo, os cursos técnicos superiores de Informática Industrial e Assessoria e Comunicação Organizacional, no âmbito de um protocolo ontem celebrado.

O protocolo que estabelece a entrada em funcionamento dos dois cursos foi celebrado entre a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL) e o município de Moimenta da Beira, no distrito de Viseu.

No entender do presidente da autarquia, Paulo Figueiredo, “o desenvolvimento do ensino superior em Moimenta da Beira será uma mais-valia e um valor acrescentado para o tecido empresarial do concelho e da região”.

“Também os futuros licenciados, em quem apostamos muito, terão aqui oportunidades de uma enorme valorização profissional”, frisou.

O presidente da ESTGL, Miguel Mota, referiu que “a assinatura deste protocolo envolveu um intenso trabalho de ambas as partes” e elogiou o empenho e envolvimento quer do presidente da autarquia, quer do Instituto Politécnico de Viseu.

Há cerca de 30 anos, já tinha havido uma tentativa para que Moimenta da Beira tivesse ensino superior, quando o então autarca Alexandre Gomes Cardia quis criar um pólo do Instituto Superior Douro Sul, uma intenção chumbada pelo Governo de Cavaco Silva.

O protocolo hoje assinado garante períodos de formação prática a desenvolver em contexto de trabalho nas empresas locais, na forma de estágio.

Os cursos superiores de Informática Industrial e Assessoria e Comunicação Organizacional serão lecionados em regime diurno e pós-laboral, naquela que será a futura Escola Superior Externato Infante D. Henrique (antigo externato).

As candidaturas poderão ser realizadas durante o mês de junho, abrindo a ESTGL portas ao acesso aos candidatos maiores de 23 anos.

O curso de Informática Industrial visa formar técnicos que “analisam, concebem, programam, administram e supervisionam sistemas informáticos e eletrónicos de automação industrial, aplicados aos setores industriais da região, recorrendo à integração dos sistemas informáticos com os sistemas de produção, tendo em conta a sua otimização”.

Depois de concluído, o curso dá acesso às licenciaturas de Engenharia Informática e Telecomunicações e de Gestão e Informática da ESTGL.

O curso de Assessoria e Comunicação Organizacional pretende capacitar profissionais que contribuam para “o desenvolvimento do apoio qualificado em assessoria” e “que colaborem nos diversos departamentos das organizações, desenvolvendo de forma especializada as tarefas administrativas, comunicacionais e de gestão do trabalho e do tempo”.

Após a sua conclusão, este curso dá acesso às licenciaturas de Secretariado e Administração e de Contabilidade e Auditoria da ESTGL.