Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Unidades incubadas no Centro empregam 4.000 pessoas


As iniciativas de incubação em que o Conselho Empresarial do Centro esteve envolvido nos últimos 12 anos correspondem atualmente a cerca de 4.000 empregos em empresas da região. No entanto, segundo o presidente do Câmara de Comércio e Indústria do Centro, “é preciso mediar realidades completamente diferentes”, nos distritos de Coimbra, Leiria, Viseu, Guarda e Castelo Branco.

Segundo José Couto, presidente do Câmara de Comércio e Indústria do Centro, na região “há um conjunto de incubadoras que têm um percurso consistente”.
O empresário salientou ainda que, desde a última década, “a experiência de algumas incubadoras” acabou por incentivar a criação de outras, reforçando o tecido empresarial na região Centro e promovendo a criação de emprego.
“Este ecossistema que criámos na região funcionou”, acrescentou, realçando que “centenas de empresas” envolvidas em processos de incubação, nos últimos 12 anos, empregam atualmente 4.000 pessoas.
José Couto falava na sede do Conselho Empresarial do Centro, em Coimbra, à margem do seminário de encerramento do projeto “Incubação Centro 2016”, promovido pelo CEC e pela Rede de Incubadoras de Empresas da Região Centro (RIERC), liderada por Paulo Santos, que também interveio na sessão.
Para “consolidar esta forma de estar e uma lógica de rede” para os agentes económicos, “é preciso mediar realidades completamente diferentes”, nos distritos de Coimbra, Leiria, Viseu, Guarda e Castelo Branco, referiu. José Couto defendeu “uma nova linguagem de aproximação” aos empreendedores e salientou a importância de “uma organização estruturada para atrair estes novos empresários”.