Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Circuito das Praias Fluviais no Alto Mondego


Já são muitos aqueles que preferem um refúgio natural, rodeado de verde e floresta, paisagem, sossego, ar puro, ao invés de espaços que impliquem grandes concentrações de pessoas.

A tranquilidade que as praias fluviais oferecem, podem ser a solução ideal para uma férias que lhe permitam desanuviar, relaxar, reconectar-se consigo mesmo e com a natureza.

No Alto Mondego encontra “pequenos paraísos” escondidos, banhados por rios, ribeiras e albufeiras, em águas límpidas e areais intocados onde pode estender a toalha, descansar e tomar banhos de sol.

Em muitas destas praias ou perto delas é possível explorar trilhos, de bicicleta ou a pé, fazer caminhadas, provar produtos típicos da região e conhecer a tradição.

 

Praia Fluvial da Ponte de Juncais- Fornos de Algodres

 

 

Localizada na bela vila portuguesa de Fornos de Algodres, distrito da Guarda, está a Praia fluvial da Ponte de Juncais.

Sem perder o bucolismo, a beleza, a poesia simples e a calma, é um dos cartões-de-visita do concelho de Fornos de Algodres. Um local onde a natureza, em conjugação harmoniosa com algumas infraestruturas, convida a múltiplas atividades.

A Praia fluvial da Ponte de Juncais dispõe de piscinas flutuantes, bar com esplanada, balneários, parque de merendas, acesso para pessoas com mobilidade condicionada, bons acessos e zona de estacionamento.

É um local aprazível para um mergulho no espaçoso espelho de água oferecido pelo Rio Mondego ou simplesmente para um piquenique a comtemplar a natureza.

A Época Balnear 2022 da Praia Fluvial da Ponte de Juncais abriu no dia 1 de julho e prolonga-se até 15 de setembro de 2022.

 

Praia Fluvial de Aldeia Viçosa- Guarda

 

É na margem direita do Mondego que se encontra a praia fluvial mais próxima da cidade da Guarda, sendo local de eleição para passar o dia em pura descontração e ambiente familiar.

O espaço, sempre bem cuidado, contou com ligeiras intervenções de embelezamento e inclui agora uma nova área de solário, com areia, além do relvado. Dispõe, entre outros, de espaços infantis, campo de voleibol de areia, parque de merendas, duches e bar com esplanada.

A pensar no seu conforto possui relvados com bastantes sombras naturais para que possa usufruir do seu descanso confortavelmente. Tem um passadiço nivelado e ainda um parque de merendas com um espaço de grelhadores. Conta com um bar de apoio à praia e um parque de estacionamento onde pode deixar o seu automóvel, bicicleta ou motociclo. Como as crianças nunca são esquecidas existe um espaço infantil.

Esta praia tem uma variedade de espaços de diversão tanto terrenos como náuticos. Possui uma tabela de basquete, um campo de futebol de praia, um campo de voleibol de praia e para o lazer aquático tem uma piscina de 14 metros de comprimento, gaivotas para que possa dar um passeio pelo Rio Mondego e um escorrega aquático com 5 metros de altura. Tem uma zona de instalações sanitárias e balneários com chuveiros.

Devido às suas infraestruturas de bastante qualidade e às águas tranquilas e límpidas do Mondego tem vindo a ser galardoada com Bandeira Azul. Contém postos de recolha de amostras de água e um ponto de água potável.

 

Praia Fluvial Covão da Ponte-Manteigas

O Covão da Ponte é um lugar do concelho de Manteigas, situado a 960m de altitude por onde corre o Rio Mondego na fase inicial do seu percurso.

Esta zona no Covão da Ponte onde se encontra o parque de campismo dá-nos a conhecer o inicio do rio Mondego, com as suas águas límpidas e calmas, depois de “nascer” um pouco mais acima no sítio de Corgo das Mós (ou Mondeguinho), freguesia de Mangualde da Serra a uma altitude de cerca de 1525m.

Ao aproveitar as características naturais do local e ao renovar os edifícios ali existentes, gentilmente cedidos pelos Serviços Florestais, o Parque Natural transformou este local num pequeno núcleo de recreio, com infraestruturas de campismo e um casa abrigo com as condições mínimas, para apoiar todos aqueles que gostam de praticar atividades de ar livre.

De carro, de bicicleta ou a pé, o Covão da Ponte poderá ser o ponto ideal de partida para visitar, ou o Planalto Central e ter um contacto com a Estrela em altitude nos seus aspectos naturais e o contacto será com as populações da Estrela, as actividades, usos e costumes.

Quem vai para o covão da ponte não vai certamente à procura de luxos desmedidos, mas a beleza deste local irá faze-lo esquecer qualquer falta de conforto.

 

Praia Fluvial da Barragem do Caldeirão- Guarda

A barragem do Caldeirão, localiza-se na proximidade da Aldeia de Montanha dos Trinta, na Guarda. O projeto de construção foi realizado em 1988 e a barragem foi inaugurada em 1993. Esta barragem tem como objetivo o abastecimento de água e a produção de energia, mas também é uma zona fantástica de lazer.

Em 2019 foi inaugurada uma “piscina natural” que se insere numa zona onde existem balneários, café e relvados.

A barragem é alimentada pela ribeira do Caldeirão e rodeada de encostas arborizadas, salpicadas aqui e ali de algum casario. As margens em areão, e a zona relvada junto ao bar permitem estender as toalhas e desfrutar ao sol. A barragem é também usada para a pesca desportiva.

O percurso de caminhadas e passeios pelas margens do Rio Mondego vai permitir comtemplar igualmente as praias fluviais de Videmonte e Aldeia Viçosa.

A albufeira abrange áreas da Freguesia de Maçainhas e das Uniões de Freguesias de Corujeira e Trinta, Pêro Soares, Mizarela e Vila Soeiro, no concelho da Guarda.

 

Praia Fluvial de Videmonte – Guarda

Situada na bonita aldeia de montanha de Videmonte, em pleno coração da Serra da Estrela, a Quinta da Taberna dispõe de um parque de merendas na margem de um açude no leito do Rio Mondego. As bonitas paisagens naturais fazem deste equipamento, à semelhança da localidade onde se insere, Videmonte, um dos muitos lugares ideais, do concelho da Guarda, para um relaxante e salutar descanso em contacto com a natureza.

A praia fluvial surgiu a partir de um declive e do alargamento do vale, que permitiram a construção no rio Mondego de um açude de águas frias e transparentes, onde poderá mergulhar e desfrutar. Nas margens do rio, desenvolvem-se densas fileiras de amieiros, que servem de refúgio a uma enorme densidade e diversidade de fauna, típicas dos meios florestais.

A zona de lazer oferece 16 mesas no parque de merendas, sanitários, posto pronto-socorro e um bar de apoio com esplanada que serve sandes e petiscos.

Nas imediações há 5 casas de turismo de habitação. O restaurante mais próximo fica a 5km.

 

Praia Fluvial do Mondego- Guarda

Situada junto às localidades de Vila Cortez do Mondego e de Porto da Carne, também no tão apreciado Vale do Mondego, esta Praia Fluvial oferece águas límpidas, sombras naturais frondosas, zona de relva, zona de areia dotada a jogos de praia, parque de merendas com grelhadores, bar de apoio e estacionamento.

Particulares que fazem as delícias de todos os que por ali veraneiam, em especial das camadas mais jovens da população local e visitantes.