Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

A Casa dos Arais, em Celorico da Beira, produz cerca de 60 quilos de queijo diariamente


Formada em Engenharia Zootécnica pelo Instituto Superior de Agronomia de Lisboa, Célia Silva é dona da Casa Agrícola dos Arais em Vide Entre Vinhas, no concelho de Celorico da Beira.

A Casa Agrícola dos Arais, negócio que construiu com a sua família, produz Queijo da Serra da Estrela DOP, e Requeijão, a partir do leite das suas mais de 250 ovelhas, das raças Bordaleira da Serra da Estrela, e Churra Mondegueira, já em vias de extinção.

O rebanho produz em média 80 litros de leite diariamente. Célia compra ainda leite a quatro produtores locais para assim juntar ao produzido internamente e fazer o tão aclamado queijo.

Os cinco colaboradores a trabalhar para si diariamente, facilitam o dia a dia de Célia que afirma ter saudades de ir “fazer duas ordenhas por dia” e “ver os borregos nascer”, coisas que já não faz, por escassez de tempo.

O jardim cercado de cardos deixa adivinhar a entrada para a Casa Agrícola dos Arais, onde Célia produz os seus Queijos Serra da Estrela.

A capacidade da queijaria que da Produtora, serve uma quantidade de 60 quilos de queijo diários. Ora, para fazer um quilo de queijo são necessários 5 litros de leite, segundo ensina a jovem queijeira que deixou Lisboa para vir viver na Serra.

Por dia, passam pela sua queijaria cerca de 250 litros de leite, que depois de tratados, se veem reduzidos a uma média de 50 queijos.

Face à impossibilidade de escoar a totalidade dos produtos, Célia começou a conservar os queijos em congelação a vácuo desde o início da pandemia, em março do ano passado. As vendas a particulares acabaram por ajudar no escoamento dos Queijos, na época da Páscoa e Natal de 2020. Célia afirma que conseguiu já dar vazão ao produto que tinha armazenado, mas que a situação atual fez já com que se encontre a conservar queijo desta época. “A Páscoa e o Natal do ano passado foram uma loucura, os queijos de meio quilo e os de um quilo tiveram muita procura, mais do que os outros anos”, remata.

As vendas da Casa de Arais são essencialmente para turistas, explica a produtora, “mas agora, como as lojas vendem menos, há menos escoamento para os nossos produtos também”. Para fazer face aos transtornos causados pela pandemia, a Casa Agrícola dos Arais envia os seus produtos por transportadoras aos clientes que encomendam os seus queijos. Assim, o produto chega aos clientes, de forma cómoda, e segura, sem saírem de casa, o que permite também que a produção se mantenha em Vide Entre Vinhas.

Para Célia, uma das ajudas ao seu trabalho é a feira de Queijo de Celorico da Beira que afirma “Iniciativas como estas, são ótimas, acaba por se promover o município, os produtos, os produtores e a escoar um pouco do nosso queijo.” afirma a queijeira.

Os objetivos para o futuro, segundo a produtora de Vide Entre Vinhas, passam por aumentar a produção, melhorar sempre a qualidade dos produtos, melhorar os serviços, e lutar “para que o produto seja mais valorizado a nível de preços”.

Além do Queijo e Requeijão, Célia Silva e a sua família têm igualmente Borrego Serra da Estrela DOP, uma carne que tem de ter no máximo 30 dias, alimentada apenas com leite da mãe, e com um peso vivo de 12 kg, no máximo.