Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Aeródromo de Castelo Branco certificado pela ANAC


A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) certificou o Aeródromo Municipal de Castelo Branco como prestador de serviços de informação de voo de aeródromo (AFIS).

À Agência Lusa, o presidente do município albicastrense Leopoldo Rodrigues classificou o aeródromo como “um ponto de desenvolvimento concelhio em várias vertentes”, nomeadamente na formação de pilotos, olhando para esta certificação como “uma mais-valia” para o município. Inaugurado em 2013, este aeródromo tem o indicativo ICAO (International Civil Aviation Organization) LPCB e insere-se em espaço aéreo com classe G.

O despacho n.º 561/2023, do gabinete do Secretário de Estado das Infraestruturas, publicado hoje em Diário da República, designa o município de Castelo Branco para prestar serviços de tráfego aéreo de AFIS. O órgão AFIS deve transmitir informações para as aeronaves na sua área de responsabilidade para obter um fluxo de tráfego aéreo seguro, ordenado e expedito no e na vizinhança do aeródromo, com o objetivo de assistir os pilotos na prevenção de colisões entre aeronaves, veículos e obstáculos e não é um órgão de controlo de tráfego aéreo, pelo que os pilotos são responsáveis pela manutenção da própria distância de segurança.