Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

AF Guarda vai elaborar um Plano Estratégico

Os clubes vão ser os principais intervenientes na elaboração deste plano que vai ter uma fortíssima componente de proximidade, contacto e partilha, ouvindo os seus problemas, as suas dificuldades , ideias e ambições.

A Direção da Associação Futebol da Guarda aprovou na ultima reunião da direção que fosse elaborado um PLANO ESTRATÉGICO, para o futuro ,do futebol ,futebol de Praia e futsal distrital. Os clubes e os filiados na Associação de Futebol de Guarda ,Autarquias e Agrupamentos de Escolas vão ser convidados a participar na construção do futuro da Associação, do  futebol, futebol de Praia e do futsal no distrito e no panorama nacional.

Passamos a transcrever o projeto para a elaboração do Plano Estratégico da Associação de Futebol da Guarda:

 

DESENVOLVER, PROMOVER, FOMENTAR E ORGANIZAR

 

Os clubes e todos os parceiros da Associação de Futebol da Guarda, assim como os órgãos sociais da mesma, vão ser chamados a participar na construção do futuro da nossa Associação, do nosso futebol e do nosso futsal no distrito e no panorama nacional.

O futebol avança tao rápido como a vida. A vertiginosa transformação social e tecnológica, que vivemos nos dias de hoje, arrasta e toca a todos, na vida e também no desporto. Pretende-se com este plano, que a Associação de Futebol da Guarda avance e se adapte aos novos tempos, escutando as necessidades dos seus filiados com o objetivo de conhecer os seus recursos para os melhorar nas diferentes áreas.

Temos de olhar para o futuro para executar este plano, observando os principais focos negativos e de ação que iremos detetar.

Um Plano ambicioso e uma aposta forte na organização e qualificação de todos os intervenientes e agentes na construção de um futuro melhor para todos, que envolve toda a família do futebol distrital e assenta em mais e melhor certificação de clubes, licenciamento dos clubes, instalações da AFG, marketing e comunicação, futebol feminino, formação desportiva, futsal, futebol masculino, incentivar os clubes a aderir à ética desportiva, planos de segurança das instalações desportivas e planos de contingência Covid, seleções distritais, futebol de praia e para todos, tendo como base sólida desta estrutura a sustentabilidade da modalidade.

Uma sustentabilidade que passa por alcançar os seguintes objetivos: aproximar e melhorar a comunicação interna da AFG, inovação e agilização dos processos (plataforma Score), melhorar as condições de trabalho e qualificar a intervenção dos Conselhos da AFG, participar em todos os eventos organizados pela FPF, receber e Organizar Torneios e Eventos da FPF nas mais diversas áreas, desenvolver o programa de Certificação de Qualidade nos Serviços da AFG, promover estudos sobre o futebol distrital, garantir a prática da modalidade em todos os Concelhos do Distrito, garantir a prática desportiva para mais praticantes, diminuir a importância do resultado nos escalões mais baixos da AFG, garantir oferta desportiva da modalidade para todas as faixas etárias, captar mais adeptos transmitindo confiança na organização, garantir verdade desportiva, regulamentar todas as competições da AFG, rigor e transparência em todos os processos da responsabilidade da AFG e defender os interesses dos nossos filiados junto das Entidades Nacionais.

O objetivo também é melhorar uma qualidade dos seus serviços e de reforçar o trabalho na qualificação, promoção e sustentabilidade da organização.

Não podemos perder tempo e esta iniciativa é de ir imediatamente para o terreno falar com os clubes e outros parceiros, enquadrando-os nas respetivas áreas geográficas, ouvir os seus problemas, as suas dificuldades, ideias e propostas.

A proximidade é um fator importante para o sucesso deste estudo, vinculando-o com o território.

Os nossos clubes vão ser os principais intervenientes na elaboração deste plano que vai ter uma fortíssima componente de proximidade, contacto e partilha, com o grande propósito de termos num futuro próximo mais e melhores jogadores e jogadoras a praticarem futebol e futsal no distrito, independentemente da idade, condição física ou social.

Os Nafs serão também importantes para termos no futuro mais e melhores árbitros e observadores.

As Autarquias, os Agrupamentos de Escola e o IPG, serão também parceiros importantes neste processo estando previstas reuniões de trabalho com os mesmos.

Como exemplo, em parceria com o IPG, poderá ser elaborado um estudo sobre o impacto social e económico dos campeonatos no Distrito da Guarda.

Quanto maior for a envolvência participativa de um universo ligado ao mundo do futebol/futsal, melhores resultados obteremos.

Manter as parcerias com a Associação de Futebol de Castelo Branco e Viseu, e ainda estabelecer contactos com a Federación de Castilla y León de Fútbol.

Este plano irá, numa fase inicial, debruçar-se sobre três áreas de ação: Futebol/Futsal; Formação e Marca.

 

Futebol/Futsal

Reestruturação das competições oficiais.

Aumentar o número de atletas.

Implementar novos formatos de competições.

Construção da Academia de Futebol.

Academia de futebol feminino.

Academia de futebol de formação.

Centro de treinos de árbitros.

Torneios de futebol de veteranos.

Torneios de futebol adaptado.

 

Formação

Análise exaustiva da situação atual.

Organizar cursos de treinadores, de árbitros e observadores.

Impulsionar a formação continua dos mesmos.

Parceria com a FPF para a realização de Formação para dirigentes sobre os temas de gestão dos clubes como marketing, comunicação, o papel do dirigente desportivo, tecnologia aos serviços dos clubes e finanças, entre outro.

Programação anual de formação.

Formação interna para os selecionadores da associação.

Reunião anual da família do futebol.

Criação de bolsa de treinadores.

 

Marca

É importante tornamos forte a marca AFGuarda.

Criação dos logótipos dos campeonatos.

Portal de transparência.

Informação anual de final de época, de todos os resultados.

Aumentar a nossa presença digital, potenciando e posicionando a imagem da AFGuarda.

Criar ferramentas adaptadas aos novos tempos e novas necessidades.

É necessário captar parceiros para patrocinarem os nossos campeonatos.

A criação da AFGuarda TV para transmissão de jogos dos nossos campeonatos, assim como todas as reuniões, ações de formação, colóquios e reuniões com os nossos filiados.

Temos que potencializar a marca AFGuarda através das nossas seleções, tornando-as mais competitivas.

 

Temos de ter paciência e persistência para tornarmos o futebol/futsal da nossa Associação uma paixão, com o apoio de todos os agentes desportivos.

Espero a vossa colaboração, Vamos a isto!