
AF Viseu bate recorde e ultrapassa a barreira das 8 mil inscrições
A Associação de Futebol de Viseu (AFV) anunciou esta segunda-feira (22 de janeiro) que ultrapassou a barreira das 8 mil inscrições, contando já com 8.046 praticantes. Em termos simples, representa um crescimento de 12,45 por cento em relação ao período homólogo da época 22/23, que registava 7.139 atletas.
Contas feitas, são mais 397 atletas inscritos do que no final da época 22/23, que registou 7.631 praticantes federados, refletindo um aumento de 5.2 por cento face ao final da época anterior.
Já no sector feminino o crescimento atingiu os 41 por cento relativamente ao período homólogo da época anterior. Atualmente, estão inscritas 639 jogadoras federadas, um aumento de mais de 20 por cento em relação à época 22/23.
Em comunicado, a AFV reconhece que “sem o contributo e o esforço constante dos nossos 91 clubes filiados e respetivos municípios, que dinamizam e apoiam diariamente a prática desportiva, não era possível atingir este patamar tão elevado na realidade no futebol, futsal e futebol de praia do distrito de Viseu”.
Também José Carlos Lopes, presidente da Associação de Futebol de Viseu, enalteceu “o esforço imprescindível dos clubes filiados e a sua presença na comunidade local, que permite dinamizar a prática desportiva e promover as iniciativas criadas pela Associação de Futebol de Viseu, assim como formar futuros atletas, homens e mulheres que representam e vão continuar a representar tão dignamente, o distrito de Viseu em diversas competições nacionais e internacionais”, admitindo que “estes valores recorde atingidos refletem também o trabalho notável de todos os funcionários e colaboradores da Associação de Futebol de Viseu, que constantemente procuram implementar novas dinâmicas em projetos e medidas que possam potenciar o crescimento dos clubes, criando a sinergia de cooperação e interligação entre todos, o que têm contribuído para que estes números possam orgulhar os diversos intervenientes.”
Projetos como “Há Bola na Escola”, o Walking Football, os Encontros de Traquinas e Petizes ou a aposta, cada vez mais forte, no desporto feminino, têm sido também um grande contributo na angariação de novos atletas e no crescimento sustentado do futsal e futebol distrital.