Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Ainda não conhece o Percurso Pedestre do Cambarinho, em Vouzela? Este domingo aventure-se!


A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões irá promover o arranque a iniciativa “Viseu Dão Lafões Pé Ante Pé”.

 

Fruto de uma forte aposta no Turismo de Desporto e Natureza, a CIM Viseu Dão Lafões executou intervenções de qualificação e sinalização de um vasto conjunto de percursos pedestres por todo o território, a iniciativa “Viseu Dão Lafões Pé Ante Pé” tem por objetivo dinamizar, promover e comunicar esta rede de forma integrada.

 

Entre outros participantes, esta iniciativa, aberta ao público, irá contar com a presença dos Autarcas de Viseu Dão Lafões.

 

O evento terá lugar no próximo domingo, 29 de maio, pelas 10:30, no Percurso Pedestre do Cambarinho, no Município de Vouzela.

 

As coordenadas do ponto de encontro (agendado para as 10:00), são as seguintes: 40.674816, -8.204419

Inscrições Gratuitas em: https://tinyurl.com/45pcabtz

Descrição do Percurso
O percurso ao longo da Reserva Botânica de Cambarinho, criada em 1971 e integrada na Rede Natura 2000, permite na sua extensão descobrir parte dos 24 ha que a formam. Nessa descoberta, o Rododendro (localmente, Loendro) surge em forma de galerias ao longo dos cursos de água ou nos solos húmidos das encostas onde existem nascentes de água subterrâneas. No período de floração, entre final de abril e junho, as suas flores denunciam-no a largos metros de distância. Nas restantes épocas do ano, há que aproximar-se um pouco mais e analisar as suas folhas. Sendo este um percurso de exclusiva interpretação ambiental, em convivência com esta espécie de arbusto unanimemente considerado um endemismo ibérico raro, existem ao nível arbóreo espécies como o pinheiro-bravo (Pinus pinaster), o carvalho-alvarinho (Quercus robur), o carvalho-negral (Quercus pyrenaica) e, junto às linhas de água, o amieiro (Alnus glutinosa). Ao nível florístico, a raríssima Veronica micrantha. Já ao nível faunístico, pode encontrar a salamandra-lusitânica (Chioglossa lusitanica), o lagarto-de-água (Lacerta schreiberi), o sapo-parteiro-comum (Alytes obstetricans), a rã-de-focinho-pontiagudo (Discoglossus galganoi) ou a rã-ibérica (Ranaiberica).