Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Almeida Henriques recebe medalha de ouro municipal de Viseu em gesto de homenagem


O Município de Viseu vai oferecer postumamente a Medalha Municipal de Ouro ao antigo presidente da autarquia, Almeida Henriques. A atribuição foi aprovada esta quinta-feira (15 de abril), por unanimidade, em reunião do executivo camarário.

O Presidente Almeida Henriques faleceu no passado dia 4 de abril, no Hospital de Viseu, vítima de Covid-19, e foi sepultado no dia seguinte. A atual presidente da Câmara e ex-vice-presidente de Almeida Henriques, Conceição Azevedo, justificou esta decisão com a necessidade de homenagear “o homem que liderou o projeto político mais impactante do interior do país”, reconhecendo-o pelos “serviços de excecional relevância prestados ao concelho de Viseu”.

“Ele merece esta distinção e muito mais, pelo que vamos também iniciar os procedimentos, em conjunto com a Assembleia Municipal, para a atribuição do Viriato de Ouro”, disse a autarca.

Conceição Azevedo acrescenta que, com Almeida Henriques, “Viseu afirmou-se como a cidade portuguesa com mais qualidade de vida, um trabalho do qual – dizia sempre – também queria usufruir, porque era em Viseu que queria continuar a viver, o concelho do seu coração, do qual com tanto carinho e orgulho falava”.

“O seu partido de sempre (PSD) tinha-o já indicado como candidato a um próximo mandato à frente dos destinos do Município de Viseu, com o objetivo claro de concluir o seu sonho, a sua visão”, escreve a proposta de atribuição da Medalha de Ouro Municipal apresentada por Conceição Azevedo.

O executivo aprovou igualmente, na reunião da Câmara, um voto de pesar pela morte de Almeida Henriques, onde se destacam os feitos, distinções e conquistas alcançadas pelo autarca até à sua morte e também o seu sonho de transformar Viseu numa cidade inteligente e feliz com ideias como os parcómetros inteligentes, a sensorização de contentores e ilhas ecológicas, a iluminação inteligente, a aplicação MUV na Palma da Mão e as plataformas Viseu Net e Viseu Urbe.

O executivo recordou ainda o passado de Almeida Henriques, frisando o período em que esteve no Governo entre 2011 e 2013, onde “exerceu as funções de Secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, tendo-se destacado no lançamento de programas de política pública, na reprogramação estratégica e no avanço da execução do Quadro de Referência Estratégico Nacional, e na aprovação e implementação do pacote de medidas de apoio às famílias endividadas e de disciplina de práticas bancárias abusivas”.

A proposta de atribuição da Medalha de Ouro Municipal citou ainda o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que descreveu Almeida Henriques como um “homem bom” que “dedicou a sua vida a Viseu e a Portugal, como autarca, como deputado nacional, como Membro do Governo, deixa obra e deixa saudades”.

Durante a reunião, foi também aprovada, por unanimidade, a proposta apresentada pelo vereador não executivo Jorge Sobrado de atribuir o nome de Almeida Henriques ao Polo Arqueológico de Viseu (PAV).

A atual Presidente, Conceição Azevedo,  refere ainda que a Câmara irá ponderar “a seu tempo” a atribuição do nome do ex-presidente a uma das artérias da cidade, assim como a um edifício. “Entendemos que Almeida Henriques carece de uma obra mais emblemática, que agregue maior dimensão, todo o seu legado, toda a sua estratégia, a sua visão para Viseu. E, portanto, vamos pensar qual será o edifício”, justificou a autarca.

“A única coisa que podemos fazer, a melhor homenagem que lhe podemos prestar, é honrar os compromissos assumidos pelo nosso presidente e concretizar a sua visão. Não consigo imaginar outro futuro para Viseu”, termina a autarca.

 

Fonte: Jornal do Centro