Almeida recebe exposição temporária “As Memórias dos Outros”
O Município de Almeida através do Museu Histórico-Militar de Almeida (MHMA) na sua missão de mediador cultural promove exposições temporárias que pretendem oferecer aos visitantes diferentes abordagens do património material e imaterial que contextualizam a História dos sítios e as memórias das pessoas.
Dando continuidade a esta missão apresentamos entre os dias 𝟮𝟬 𝗱𝗲 𝘀𝗲𝘁𝗲𝗺𝗯𝗿𝗼 𝗮 𝟮𝟬 𝗱𝗲 𝗼𝘂𝘁𝘂𝗯𝗿𝗼 𝗮 𝗘𝘅𝗽𝗼𝘀𝗶𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗧𝗲𝗺𝗽𝗼𝗿𝗮́𝗿𝗶𝗮 “𝗔𝘀 𝗺𝗲𝗺𝗼́𝗿𝗶𝗮𝘀 𝗱𝗼𝘀 𝗼𝘂𝘁𝗿𝗼𝘀”.
A exposição temporária “As Memórias dos Outros” é um manifesto artístico sobre o património individual e coletivo da memória, baseado em 8 coleções de diapositivos compradas na internet.
É um projeto de novos média, multidisciplinar, que abraça as artes visuais, artes plásticas e a música, à procura dos proprietários dessas memórias das décadas de 50 a 80.
Artistas: Adriana Ribeiro e Gabriela Carina, Albosi, André Neto, Inês Costa, Inês Mendes, The Animals Lab e curadoria de Pushkhy.
Os visitantes/utilizadores têm acesso a quatro instalações: Inês Costa, Mariana Lisboa, André neto e Inês Mendes e a um núcleo suplementar mas de superlativo interesse cujos “autores (as) são da comunidade local e assim complementam as memórias dos outros com interpretações próprias saídas das oficinas orientadas pela Ana Couto e realizadas em residência artística. Podemos dizer que as oficinas desconstroem a própria exposição, permitindo ao público participante criar camadas de memória sob forma de criações artísticas audiovisuais e/ou plásticas.
Outros dois núcleos de interesse relevante podem ser vistos na sede da Associação dos Amigos de Almeida.