Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

ANAR com 20 atletas na XXXIV Travessia dos Templários em Tomar


Decorreu no passado dia 29 de setembro a 34ª edição da Travessia dos Templários, na Barragem de Castelo de Bode junto à Praia Fluvial da Vila Nova – Serra.

Esta é uma das provas mais antigas do Circuito Nacional de Águas Abertas contando com a presença de mais de 300 atletas distribuídos por três provas: 400 metros, 1500 metros e 5000 metros.

A Associação de Natação Albicastrense “os redentoristas” marcou presença pela primeira vez e não podia ser da melhor forma, contanto com a participação de 20 atletas.

Na prova dos 400 metros: Ana Salavessa, Margarida Cacilhas, Inês Silva, Mercedes Valente, António Valente, Tomás Azevedo, Fernando Pereira. Todos estreantes nestas andanças demonstraram um grande espírito de sacrifício e superação, ultrapassando o desafio que lhes foi lançado pela equipa técnica.

Prova dos 1500 metros participaram os seguintes atletas: Afonso Bento, Rui Diogo, Lucas Vences, Dinis Pereira, Eduardo Silva, Guilherme Rato, Maria Rita Agostinho, Madalena Tavares, Carolina Banhudo, Inês Março e Maria Alexandra Marques.

O atleta Afonso Bento conseguiu um brilhante 16º lugar entre mais de 50 atletas.

Nos 5000 metros contamos com a presença dos atletas Vitória Almeida e Eduardo Tavares. Com estreia absoluta neste tipo de distâncias as sensações não podiam ser melhor. Ambos revelaram capacidade e competências para nadar longas distâncias. Vitória Almeida alcançou a 29ª posição entre 42 atletas com o tempo de 1:25:01,09 e o Eduardo Tavares em 40ª lugar entre mais de 80 atletas com o tempo de 1:19:58,8.

Os vencedores da prova de 5000 metros foram, nos masculinos, o atleta olímpico Tiago Campos com o tempo de 56 minutos e 19 segundos e em femininos a atleta Mafalda Rosa, Campeã do mundo de Júnior em 2021, com o tempo de 56 minutos e 29 segundos.

Esta prova marca, em simultâneo, o fim da época 23-24 e o início da preparação da 24-25.

Nota final para a reeleição no passado dia 7 de setembro, por mais quatro anos, do técnico da ANAR, Rui Agostinho como delegado da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Natação em representação dos Clubes da ANICentro. Com o início do novo ciclo olímpico e com a aproximação das eleições para escolher o novo presidente da FPN, os próximos meses serão cruciais no futuro da natação portuguesa