Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Animadores socioculturais discutem futuro da profissão na Guarda


Cerca de 300 animadores socioculturais de Portugal e Espanha vão discutir o futuro da profissão durante o XXIX Congresso Internacional de Animação Sociocultural, que irá decorrer, nos dias 18 e 19 de outubro, na Guarda.

O tema do congresso internacional será “Construindo o Futuro” e está focado no papel da Animação Sociocultural face aos desafios do futuro, apresentando as inovações na área, as boas práticas e preparando os profissionais para os desafios da transformação social com a nova era da inteligência artificial.
Segundo a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural (APDASC), entidade promotora do evento, no centro do debate vai estar a importância da Animação Sociocultural, “num futuro cada vez mais dominado pelos robôs e pela inteligência artificial”, e “a necessidade urgente de reconhecimento destes profissionais em vários contextos de trabalho”.
A APDASC refere em comunicado que os animadores socioculturais “querem ser reconhecidos e valorizados”. A presidente da associação, Isabel Filipe, citada na nota, aponta que estes profissionais “tardam em ver a sua carreira aprovada e reconhecida e o seu lugar na sociedade entendido na sua plenitude”.
A atualização do Estatuto do Animador Sociocultural e a definição categórica de uma carreira para estes profissionais serão também assuntos a apresentar e a debater durante os trabalhos que serão realizados no Teatro Municipal da Guarda.